Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Estaduais mostram que arquibancada faz diferença dentro e fora de campo

Wagner Meier/Getty Images
Imagem: Wagner Meier/Getty Images

Colunista do UOL

08/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os campeonatos estaduais ainda são uma parte muito discutida do calendário do futebol brasileiro, mas em 2023 serviram para reforçar uma máxima: a importância das arquibancadas dentro e fora de campo em praticamente todo o país.

Na primeira fase do Campeonato Paulista, os três times com mais público nos estádios foram Corinthians, São Paulo e Palmeiras, com os três se classificando para a fase decisiva do torneio e ficando também na liderança de arrecadação da competição.

No Campeonato Carioca, um dos torneios regionais mais tradicionais do futebol nacional, Fluminense, Vasco da Gama e Flamengo ficaram, respectivamente, com as primeiras colocações da primeira fase da competição. No ranking de públicos, os três clubes também ocupam o topo da lista.

A tendência se mantém na região Nordeste. O Sport vive grande início de ano, com a liderança do Campeonato Pernambucano. O Leão disputou 12 partidas pelo torneio local: venceu nove e empatou três. Com extensa invencibilidade, o clube conseguiu a classificação para a semifinal da competição de maneira antecipada.

Com mais de R$ 1 milhão arrecadado em bilheteria no ano, o presidente do Sport, Yuri Romão, comenta sobre a importância do público: "O Sport conta muito com o apoio da torcida. Inclusive, realizamos planos de melhorias para a Ilha do Retiro. A equipe está demonstrando dentro de campo tudo aquilo que a gente espera e isso também atrai o nosso torcedor. O nosso número de apoiadores chega a 4 milhões de pessoas. Por isso, sabemos que a força das arquibancadas será fundamental na trajetória da instituição".

Outro importante time da região que tem obtido resultados expressivos no torneio estadual e conta com forte apoio popular é o Fortaleza. O time comandado pelo técnico Vojvoda terminou a etapa inicial do certame na primeira colocação do Grupo B e enfrenta o arquirrival Ceará na grande final. Na partida de ida, o Leão do Pici venceu por 2 a 1. Os fãs do Tricolor lideram com folga os números de comparecimento aos confrontos do campeonato.

"A alta presença da torcida nos duelos se dá através de um trabalho de muitas ações. Terminamos o ano passado em alta e montamos um elenco que os torcedores aprovam. Além disso, o Fortaleza é o atual tetracampeão do estado e estamos em busca do inédito pentacampeonato. Quando se soma tudo isso, junto ao trabalho da nossa comunicação e os preços dos ingressos, faz com que a torcida tenha mais desejo de ir ao estádio. Todos esses fatores acabam resultando na melhor média de público do campeonato, algo que já tem acontecido nos últimos anos", diz Marcelo Paz, presidente do Fortaleza.

Com 26 pontos conquistados em 11 partidas, o Goiás fechou a primeira fase do campeonato estadual mais importante do Centro-Oeste na primeira colocação. A agremiação ainda não perdeu em casa em 2023 e conta com o apoio da torcida para reverter o resultado negativo do primeiro duelo da final, uma vez que os apaixonados pelo alviverde estão no topo de presença nos duelos do Campeonato Goiano.

Tiago Pinheiro, diretor de marketing do Goiás, explica sobre o impacto do comparecimento dos esmeraldinos aos jogos: "A Serrinha possui uma estrutura que permite uma proximidade maior entre os atletas e a torcida. Quando jogamos com o estádio cheio, com certeza ficamos mais fortes. Além da parte esportiva e do incentivo, a boa média de público também contribui para equilibrar as finanças do clube".

Além do desejo de assistir ao clube do coração, outras experiências promovidas pela equipe ou por patrocinadores podem contribuir para atrair os fãs às arenas brasileiras. Desde o início, quando o torcedor irá comprar o ingresso, até depois do apito final, quando o público vai embora do palco do jogo, há diversas questões que podem influenciar na decisão de comparecer ou não ao embate seguinte.

Reginaldo Diniz, CEO da End to End, empresa especializada no estreitamento das relações entre clubes, torcedores e patrocinadores, que atua com Barcelona, Palmeiras, Atlético, São Paulo, Fluminense, Santos, Grêmio, Athletico, Allianz Parque, WTorre, entre outros, conta sobre a importância das atrações pensadas para os apoiadores.

"Acreditamos que o match day é o momento em que todas as possibilidades de consumo do torcedor se conectam, como associação aos programas de sócio-torcedor, compra de camisas a cada nova temporada, adesão às plataformas de streaming que geram receita aos clubes, entre outras. Para que o resultado seja positivo, deve haver uma comunicação que incentive o comparecimento, independentemente da performance esportiva, e que haja motivos além da bola para que isso ocorra", afirma Reginaldo.