Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Palmeiras pode usar instabilidade de favoritos para descolar no Brasileiro

Colunista do UOL

14/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Brasileirão começa amanhã (15) para o Palmeiras com uma chance de ouro. Embora seja apenas a primeira rodada, o alviverde inicia o torneio claramente em um melhor momento do que seus grandes rivais ao título. Na luta pelo bicampeonato consecutivo, é fundamental que a equipe de Abel Ferreira aproveite esse início para já tentar abrir vantagem e conseguir administrar no decorrer da temporada.

Claro que ainda é cedo, que um bom começo não garante título e nem mesmo que um tropeço tire a chance de ser campeão. Basta lembrar que em 2022 esse mesmo Palmeiras perdeu do Ceará na estreia e terminou a temporada como campeão. Mas se conseguir construir uma gordura neste início, o time do Palestra Itália consegue não só folga no torneio nacional, mas também ganha fôlego para gerir o elenco no restante do calendário.

O Palmeiras começa o campeonato contra o Cuiabá, que é apenas candidato a lutar contra o rebaixamento, e vem de um bom momento. Não só pelo título do Campeonato Paulista e pela vitória na estreia da Copa do Brasil, mas também pela excelente fase de Gabriel Menino, Zé Rafael e Flaco López, pelas ótimas respostas de garotos como Vanderlan e Endrick e pela ascensão de Dudu. Isso sem falar na regularidade de Marcos Rocha, Weverton, Gustavo Gómez...

Enquanto isso, o Flamengo também encara um time que figura entre os que vão brigar para não cair, o Coritiba. Mas o momento não é favorável. Sem técnico e sem previsão de uma definição para este cargo, o time ainda vai enfrentar turbulências pelas próximas semanas e pode demorar a apresentar um futebol que justifique a força de seu elenco.

O Atlético-MG recebe o Vasco, que também volta da Série B, mas vive a turbulência por um destempero de seu técnico, Eduardo Coudet, que teve até que pedir desculpa ao elenco pela coletiva desastrosa que deu recentemente criticando a todos, do elenco ao presidente, do investidor ao torcedor. Com uma dependência de Hulk, o Galo dominou o Brasil de Pelotas, por exemplo, mas só venceu por 2 a 1.

O Fluminense pinta como o "intruso" no trio de favoritos por conta do seu excelente momento na temporada, com um título humilhante em cima do Flamengo e estreia excepcional em cima do Paysandu na Copa do Brasil. O grande teste do Tricolor das Laranjeiras será se seu elenco poderá aguentar uma competição de 38 rodadas ou se Fernando Diniz terá de optar por priorizar as copas para buscar mais uma taça em 2023.

Athletico, Internacional e Corinthians são outros times que entraram em janeiro tentando se colocar como protagonistas do ano, mas falharam nos momentos principais e ainda não justificaram o rótulo de candidatos ao título do Brasileirão.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok