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Danilo Lavieri

REPORTAGEM

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Brasileirão leva mais de 1,3 mi de pessoas aos estádios em cinco rodadas

Jogo entre Vasco e Palmeiras teve quase 60 mil no Maracanã - Daniel RAMALHO/VASCO
Jogo entre Vasco e Palmeiras teve quase 60 mil no Maracanã Imagem: Daniel RAMALHO/VASCO

Colunista do UOL

12/05/2023 09h59

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Com cinco rodadas completas ontem (11), o Brasileirão de 2023 está próximo de alcançar a marca de 1,5 milhão de espectadores. Dentre os jogos disputados até o momento, a média de público da competição chega a 26.194 presentes, o que significa pouco mais de 1,3 milhão no total. É a melhor média da história do campeonato no atual modelo.

Flamengo (47.175), São Paulo (43.550) e Vasco da Gama (39.545) são as equipes com as melhores médias até o momento, com nove equipes com marcas acima dos 30 mil torcedores. Apenas com venda de ingressos, os clubes arrecadaram mais de R$ 50 milhões.

Vasco e Palmeiras, com quase 60 mil, pessoas no Maracanã, é o jogo que teve a maior presença de público até aqui. Cruzeiro e Fluminense disputado na quarta-feira no Mineirão entrou na terceira colocação do ranking, atrás também de Flamengo e Botafogo. Até a rodada passada, a taxa de ocupação era de quase 60%.

Sócios-torcedores impulsionam recorde

Outro número que chama bastante a atenção no Campeonato Brasileiro é a quantidade de sócios-torcedores por jogo. Do total desta edição, cerca de 39% são assinantes das plataformas oficiais dos clubes. Apesar de algumas agremiações não divulgarem dados oficiais sobre o quesito, a soma do quadro associativo das equipes da elite ultrapassa 900 mil pessoas.

Um dos clubes que tem a maior presença de sócios-torcedores da competição, o Fortaleza levou 43 mil inscritos da plataforma nos primeiros dois jogos como mandante. Gigliani Maia, gestor da plataforma do Tricolor do Pici, ressalta a importância do crescimento dos números para os investimentos do clube dentro das quatro linhas.

"A nossa meta é ter um Castelão lotado de sócios. Além do incentivo nas arquibancadas, a contribuição do torcedor está diretamente conectada com os investimentos que realizamos dentro e fora de campo. O programa já tem participação significativa no orçamento anual do Fortaleza e queremos que esta marca cresça ainda mais", afirma o dirigente.

Com ações promocionais e descontos exclusivos, o Internacional é outra equipe que leva um número significativo de associados em jogos no Beira-Rio. Contra Goiás e Flamengo, o Colorado foram 40 mil pessoas que estão inscritas no programa. Victor Grunberg, vice-presidente de Administração e Patrimônio do clube, comenta a importância das ativações para captar novos fãs.

"A direção acredita que o Inter pode ir muito além do que apenas a performance dentro de campo. Seja com o desenvolvimento de uma nova plataforma ou com iniciativas promocionais para jogos esporádicos, queremos criar recompensas para os torcedores. Historicamente, o clube sempre foi pioneiro em assuntos relacionados ao programa de sócios", afirma o executivo.

Ainda fora das quatro linhas, os investimentos em tecnologia também chamam a atenção. Palmeiras e Goiás implementaram a entrada por reconhecimento facial para 100% do público. Em Goiânia, o método já estava em vigor desde o ano passado. Já em São Paulo, após passar por um período de testes, todos os palmeirenses que forem ao jogo contra o Grêmio, nesta quarta-feira (10), entrarão no estádio com a biometria facial.

"A disposição de tecnologias, seja com reconhecimento facial ou biometria, são essenciais para a segurança do torcedor. No futebol brasileiro, o Athletico foi um dos pioneiros neste quesito, fruto de uma parceria que iniciamos com o clube em 2014. Durante este período, os índices de violência na Arena da Baixada caíram drasticamente. A nossa ideia é implementar estes métodos no maior número de estádios no país", conta Tironi Paz Ortiz, CEO Fundador da Imply, companhia que opera em inúmeras arenas no Brasil e também no exterior.

Diretor de marketing do Goiás, Tiago Pinheiro ressalta que, além de aumentar a segurança dos fãs, o instrumento também é um aliado no combate a compra e venda ilegal dos bilhetes. "Desde que iniciamos o processo de reconhecimento facial na Serrinha, a segurança do torcedor ficou ainda maior. Além de ser um catalisador importante contra o cambismo, é um processo rápido para o torcedor. Essas adaptações demandam investimentos do clube, mas o retorno é muito positivo, tornando a ida aos jogos do Goiás muito mais agradável", comenta o executivo.

Experiência de luxo também cresce

Em relação às entradas, a variação de preços também também surpreende. O ticket médio está na faixa dos R$ 45, os estádios da Série A mesclam arquibancadas a preços mais populares e camarotes que podem chegar a R$ 500 por jogo. Apesar do valor, a segunda experiência está em alta no país, com grande procura por ingressos e fomento ao mercado dos promotores destes espaços premium.

"Os jogos de maior apelo abrem um leque de possibilidades para novas ativações nos camarotes. Seja com contato estreito com o ídolo ou serviço de bebidas, a ideia é que o torcedor tenha experiências inéditas dentro de um estádio de futebol. É um mercado novo por aqui, mas que despertou a atenção dos torcedores e tem uma demanda muito alta por ingressos", comenta Léo Rizzo, CEO da Soccer Hospitality, empresa que opera camarotes nas arenas dos quatro grandes clubes de São Paulo.

Na mesma linha, Mark Zamith, CEO da GSH, empresa que administra três restaurantes no Allianz Parque, ressalta o crescimento destes espaços nas arenas e a mudança no perfil dos frequentadores.

"Os estádios de futebol podem proporcionar diversos tipos de experiências aos torcedores. Desde as mais conhecidas, como acompanhar a partida nas arquibancadas, até a chance de usufruir da alta gastronomia enquanto assiste a um jogo. Os fãs brasileiros sempre se acostumaram a refeições rápidas nestes locais, mas é uma operação que vem mudando nos últimos anos, com a entrada no mercado de novos players que buscam elevar o padrão e a criação de novos cardápios e participação de chefs renomados", acrescenta o executivo.

Maiores públicos da Série A em 2023:

Vasco 2 x 2 Palmeiras - 59.867 presentes
Flamengo 2 x 3 Botafogo - 53.138 presentes
Cruzeiro 0 x 2 Fluminense - 51.846 presentes
São Paulo 2 x 0 Internacional - 46.093 presentes
Internacional 2 x 1 Flamengo - 45.751 presentes

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