Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Tite tem Ancelotti como referência e já se decepcionou com Guardiola

Tite durante a partida entre Brasil e Croácia, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar - Nelson Almeida/AFP
Tite durante a partida entre Brasil e Croácia, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar Imagem: Nelson Almeida/AFP

Colunista do UOL

20/06/2023 10h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Tite não deu entrevistas e ainda não falou da escolha da seleção brasileira por Carlo Ancelotti, mas certamente vê seu ex-cargo em boas mãos. Enquanto comandou a Amarelinha, o técnico nunca escondeu que tem o italiano como grande referência na função, à frente inclusive de Pep Guardiola.

Além de admirar o técnico do Real Madrid por questões táticas e por gestão de grupo, Tite aumentou a sua simpatia por ele quando fez uma visita na Europa. Por lá, ficou impressionado pela forma como foi recebido ainda antes de ser conhecido mundialmente como o comandante da seleção brasileira.

Em mais de uma entrevista, Tite elogiou a recepção que teve. No aspecto tático, também sempre considerou os trabalhos de Ancelotti o mais próximo do que considerava um futebol equilibrado.

Mais recentemente, ele trocou ideias com o italiano sobre as funções de Vini Jr e voltou a ficar impressionado com a gestão de grupo feita pelo seu companheiro de profissão.

Nessa busca por referências, Tite ainda coloca Ancelotti à frente de todos os outros. Como mostrou já em 2016 o meu amigo Dassler Marques, Tite levantou questões no aspecto tático de Pep Guardiola na sua gestão do Bayern de Munique e se decepcionou com a bronca em público feita pelo espanhol após um erro de seu defensor.

Atualmente sem cargo, o ex-técnico da seleção brasileira analisa propostas do futebol da Arábia Saudita, mas ainda tem esperança de trabalhar na Europa. Ele foi sondado logo após o Mundial por algumas equipes e até por seleções que não despertaram o seu interesse.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok