Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Coritiba, Botafogo e Cruzeiro fecham acordo com investidor, mas fora da LFF
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
*Com Rodrigo Mattos, do UOL, no Rio de Janeiro
Coritiba, Botafogo e Cruzeiro assinaram um acordo com a Serengeti e Life Capital Partners, conforme anunciado em comunicado oficial distribuído por ambos. Os investidores agora têm uma participação de 20% nos direitos comerciais e de mídia dos clubes participantes pelos próximos 50 anos, a partir de 2025, quando os clubes têm a autorização da CBF para formar uma Liga.
Os três agora fazem parte do Grupo União, mas não da Liga Forte Futebol, que também é apoiada pelos mesmos investidores. Eles terão condições diferentes dos demais clubes que formaram a LFF desde o começo, como, por exemplo, não dividir o bolo com times da Série C. O Vasco também negocia para entrar neste acordo.
Enquanto isso, Athletico, Fluminense, Fortaleza e outras equipes seguem com o acordo fechado com a LFF na sexta-feira passada, quando os clubes se reuniram em São Paulo para fechar o contrato que garantiria pouco mais de R$ 2 bilhões para divisão entre os signatários.
Na ocasião, houve um anúncio inchado contando com a assinatura de 23 dos 26 clubes que estavam com a LFF, o que depois não se provou como verdade, especialmente com o anúncio feito hoje com o Coritiba neste grupo paralelo.
Atlético-MG, Internacional, Náutico e ABC também não assinaram nenhum acordo e precisam de aprovação do Conselho Deliberativo antes de tomarem uma decisão.
Do outro lado, agora ficam times como Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Flamengo e Grêmio ainda como membros da Libra e com apoio do fundo dos Emirados Árabes Mubadala.
Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.