Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Abel Ferreira anuncia no sábado se Palmeiras ainda pensa no Brasileirão

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, durante o jogo contra o Bahia, pelo Brasileirão - Mauricia da Matta/Getty
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, durante o jogo contra o Bahia, pelo Brasileirão Imagem: Mauricia da Matta/Getty

Colunista do UOL

08/07/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Abel Ferreira vai deixar claro se o Palmeiras largou ou não o Brasileirão hoje (8) às 20h. Quando a escalação do time for divulgada para a partida das 21h contra o Flamengo, o português explicará se poupar contra o Athletico foi ocasião ou um plano de focar totalmente na Copa do Brasil e na Libertadores.

Dez pontos atrás do líder Botafogo, o Alviverde tem um confronto direto para subir ao menos uma posição na tabela contra o rubro-negro. Mas colocar sua força máxima em um jogo de tão alta exigência pode ser decisivo para a volta das quartas de final contra o São Paulo, ainda mais após a derrota por 1 a 0 na ida.

Sem contar no desgaste mental dos atletas, que vivem o momento de maior pressão em toda a temporada com as inéditas três derrotas nas últimas cinco vezes em que entrou em campo. Isso abalaria a confiança para receber o Tricolor no Allianz Parque?

Até que ponto é importante vencer o Flamengo se o Brasileirão já não for mais a prioridade? Para ficar nas primeiras colocações, o Palmeiras poderá escolher outras partidas para jogar com força máxima e tem capacidade de ficar no grupo de classificação para a Libertadores vencendo outros adversários.

Basta ver que, com o time B, o Alviverde conseguiu abrir 2 a 0 contra o Athletico em Curitiba e acabou sofrendo o empate depois de ficar com um jogador a menos, em jogo com arbitragem ruim.

Em contrapartida, se o Brasileirão ainda for prioridade, esse jogo contra o Flamengo é uma final. Vencer um rival direto é importante não só para subir na tabela e para tentar diminuir a distância para o Botafogo, mas também para deixar um aviso para os concorrentes que o time de Abel Ferreira ainda sonha com o bicampeonato consecutivo.

Para tentar esse feito e ainda jogar com força máxima esse jogo que ganhou ares de clássico nos últimos tempos, o Palmeiras terá um tempo considerável até enfrentar o São Paulo na quinta-feira.

Como sempre gosta de destacar Abel Ferreira, inclusive, seu time terá um dia a mais em relação ao rival, que joga no domingo e provavelmente poupará sua força máxima diante de um Red Bull Bragantino em ascensão.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL