Danilo Lavieri

Danilo Lavieri

Siga nas redes
OpiniãoEsporte

Culpar falta de elenco é esconder verdadeiro motivo da queda do Palmeiras

Imagina um palmeirense chegar hoje (14) no trabalho para conversar com um são-paulino e falar: "também, não dá para competir com o elenco de vocês. É muito melhor. O Dorival tem muito mais opções, mais estrutura...".

A frase pode parecer uma maluquice, mas falar que o Alviverde foi eliminado na Copa do Brasil por falta de elenco é seguir por esse caminho. Se fizéssemos o famoso cara a cara, qual seria o placar? 10 x 1 para os palmeirenses? 9 x 2? Culpar elenco é esconder uma verdade que está gritando nas nossas caras.

A verdade é que a eliminação acontece porque Dudu, Raphael Veiga e Endrick não jogaram nada. E não só ontem. Até Gustavo Gómez está hesitando como antes não hesitava. Gabriel Menino até perdeu a sua titularidade. Rony não deixou de ter vontade, mas parou de fazer a diferença. Abel Ferreira tem feito opções que deixam bastante margem para questionamento.

Se faltou opção para o Palmeiras mudar o jogo, quem o São Paulo tinha no banco de reservas para alterar a sua performance? Como explicar que o Alviverde foi inferior em praticamente todos os 180 minutos diante do Tricolor e não só quando Abel Ferreira precisou fazer substituições?

O Palmeiras não pôde contar com Artur e Murilo entre os seus principais jogadores, enquanto o São Paulo teve mais de uma dezena de desfalques considerando todo o seu elenco. E ainda assim conseguiu jogar melhor por 180 minutos. Faltou mesmo banco para Abel Ferreira?

Se não há opções, como explicar que o melhor jogo da sequência recente foi com o time B diante do Athletico, fora de casa, com um erro grave de arbitragem?

Isso significa que o Alviverde não precisa de reforços para melhorar o seu time? Claro que precisa. O Palmeiras ficou pior em relação ao que tinha em 2022? Claro! Mas foi por causa disso que o São Paulo passou?

O Palmeiras tem uma política (acertadíssima) de não gastar mais do que pode e errou muito nas contratações: Bruno Tabata, Atuesta, Navarro, Flaco López... Quem tem pouco dinheiro não pode errar nesse nível, com tantos milhões gastos. Cada centavo faz a diferença, e Anderson Barros, Leila Pereira e comissão técnica precisam responder pelo investimento errado e indicação falha.

Mas qual a solução para isso? Gastar mais do que pode? Esquecer que a folha salarial se transformou em uma das maiores do país após a manutenção do esqueleto que foi bicampeão da Libertadores e levantou tantas outras taças? São mais de R$ 30 milhões por mês no departamento de futebol.

Continua após a publicidade

Dá para falar que falta elenco para competir com o Flamengo, dá para falar que um elenco melhor poderia fazer Abel Ferreira não poupar jogadores contra o Athletico. É claro que o Palmeiras precisa de elenco. Mas não é por isso que o time está eliminado da Copa do Brasil. E nem pelo sistema.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes