Danilo Lavieri

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Como São Paulo pode aproveitar que James tem 6x o seu número de seguidores

Ainda não é possível saber se James Rodríguez vai corresponder dentro de campo vestindo a camisa do São Paulo, mas o certo é que o time do Morumbi precisa achar maneiras de compensar o alto investimento que fará nos gastos que terá com o colombiano ao longo de contrato que vai até junho de 2025.

Uma dessas formas é aumentar a sua visibilidade nas redes sociais. Quando chegou ao Tricolor, o colombiano sozinho tinha seis vezes mais seguidores do que o próprio time. Com passagens pelo Real Madrid e Bayern de Munique, além de ter jogado Copa do Mundo, o atleta pode agregar nesse sentido conforme a análise dos especialistas.

Somadas todas as redes sociais, ele possui 110 milhões de seguidores, incluindo Instagram (50 milhões), Facebook (36 mi), Twitter (18 mi) e Tik Tok (5,9 mi). É seis vezes mais do que possui o São Paulo, que tem 18,5 milhões no total: Instagram (5,5 mi), Facebook (6,8 mi), Twitter (4,8 mi) e Tik Tok (1,4 mi).

"É tentador para um departamento de marketing e negócios contar com ativos que proporcionam condições de trabalhar exposição e ampliação de alcance da marca nas plataformas digitais, como também comercialização de novos produtos e novas frentes de negócios. A contratação de um grande nome gera engajamento organicamente e trabalhado de maneira estratégica se torna uma grande oportunidade de potencializar a sua forma de relacionamento com o torcedor, como também oportuniza geração de novas fontes de receita", analisa Artur Mahmoud, diretor de negócios da Agência End to End.

James Rodríguez pode estrear hoje pelo São Paulo no jogo contra o Flamengo. Ele já está regularizado, teve o nome publicado no BID (Boletim Informativo Diário) e também já fez as lojas oficiais do time terem dificuldades de acompanhar o ritmo de venda de camisas com seu número.

"O fato do James ter seis vezes mais seguidores que o São Paulo nas redes sociais confirma a frase 'players are the new players'. Ele é um fenômeno nas redes e imagino que o clube tenha discutido formas de explorar essa enorme camada digital no sentido de ampliar seu alcance e reconhecimento global, criar formas de monetização e até mesmo vender os produtos licenciados que apresentou na coletiva de imprensa. Será interessante observar como essa estratégia conjunta foi planejada e, principalmente, como será executada. Afinal, um atleta com esse perfil e calibre tem custo elevado, por isso construir linhas de receita a partir da sua imagem associada ao clube é fundamental", analisou Armênio Neto, que é especialista em negócios do esporte e sócio-fundador da Let's Goal.

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