Qual a chance de clube brasileiro enfrentar Messi no novo torneio em 2024
Conmebol e Concacaf trabalham para que um novo torneio interamericano seja realizado em janeiro de 2024. Em um dos modelos, o campeão da Leagues Cup deste ano, que foi o Inter Miami de Lionel Messi, poderia enfrentar uma equipe sul-americana. Não há, no entanto, um martelo batido.
Os brasileiros que podem sonhar com essa possibilidade são Palmeiras, Internacional, Fluminense, por ainda estarem na Libertadores, e Botafogo, Corinthians, São Paulo, Fortaleza e América-MG, por estarem na Sul-Americana.
As duas federações mantêm conversas rotineiras, mas ainda não encontraram o modelo ideal, conforme soube a coluna. Inicialmente, a ideia era que o torneio fosse disputado por quatro representantes da América do Sul e outros quatro da América do Norte e Central.
Há, no entanto, obstáculos para encontrar uma data disponível no calendário. Com mais times, a janela em janeiro precisaria ser maior, ainda mais em um ano com Copa América e Olimpíadas. Os estaduais normalmente começam neste mesmo mês.
Classificação e jogos
Por conta disso, também existe a possibilidade de um torneio reduzido, com apenas dois representantes de cada confederação. Foi nesse modelo que o jornal argentino Olé especulou que o campeão da Libertadores enfrentaria o campeão da Leagues Cup, enquanto o campeão da Sul-Americana jogaria contra o campeão da Champions Cup.
Ao contrário do divulgado pelo periódico argentino, essa possibilidade ainda não está confirmada. A Concacaf ainda não formalizou como indicaria os seus representantes, mas há um grande lobby para que a equipe de Messi esteja presente. O título do Inter Miami também dá uma outra possibilidade de encontro com brasileiro, mas pelo Mundial.
A ideia é que esse torneio seja atraente financeiramente para as equipes, especialmente por ser disputado nos Estados Unidos, país que também vai sediar a Copa América em 2024, o novo Mundial de Clubes em 2025 e a Copa do Mundo em 2026.
Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.