Breno Lopes errou, mas é histórico no Palmeiras e não precisa ser execrado
Não é certo mostrar o dedo do meio nem mesmo para a torcida adversária, muito menos para a sua própria torcida. O que Breno Lopes fez é muito errado, mas não é algo sem perdão e que merece perseguição eterna ao atacante, embora o futebol já tenha nos mostrado que isso é bem difícil.
O atacante está na história do Palmeiras com o gol do título da Libertadores contra o Santos e merece ter créditos por isso. Não significa que Breno não tenha as suas limitações técnicas e que não pode ser cobrado por isso. Também não significa que o Alviverde não poderia ter melhores opções para o banco de reservas, mas é também importante tentar se colocar um pouco na pele dele.
Mesmo depois de ser o nome do bicampeonato da Libertadores, o jogador é sempre motivo de reclamação dos palmeirenses. A pressão é constante e normalmente o tom do Allianz Parque muda negativamente quando o nome dele é anunciado. Se ele navegar um pouco nas redes sociais então... É de bagre para baixo. E é claro que o gol perdido contra o Corinthians na rodada passada tem peso nisso.
É direito da torcida cobrar a melhor performance dos seus jogadores e está embutida na cultura do futebol que essa cobrança seja feita com xingamentos e pressão diária. O Palmeiras vive a sua Terceira Academia, mas a cobrança e a pressão é como se o time estivesse na fila.
Breno não é o único que sente a pressão e há até jogadores que já pediram para sair por causa da perseguição da torcida que não dá trégua mesmo na melhor fase da história do clube. Eles foram convencidos a ficar. Jogador ganha muito, é muito reconhecido, tem melhores condições do que 99,9% da população brasileira, mas também sofre.
Soma-se a isso o fato de Breno ver Dudu se machucar e ainda assim Abel Ferreira preferir improvisar para não colocá-lo em campo. Isso mexe com a cabeça do jogador, pressiona qualquer um e pode gerar reações.
De novo, Breno deveria ter o controle das suas emoções, não poderia xingar o seu próprio torcedor, mas isso também não significa que a sua história com o Palmeiras tenha acabado agora.
O Palmeiras vai ser sempre maior do que Breno Lopes e do que qualquer jogador. Mas o Palmeiras também tem um título a mais com a marca de Breno Lopes. E não é um título qualquer. Isso é o suficiente, por exemplo, para que o torcedor pense com mais carinho em dar o perdão para ele do que pensou em dar para Luiz Adriano quando ele mandou a torcida calar a boca.
Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.