CBF planeja redução dos campeonatos estaduais a partir de 2026
A CBF planeja uma mudança para o calendário do futebol brasileiro a partir de 2026. A ideia é diminuir o número de datas disponíveis de 16 para 12 na programação anual que é feita pela confederação e repassada para as federações.
Um dos motivos de a mudança ser feita somente em 2026 é o fato de alguns contratos já estarem assinados. O Campeonato Paulista, por exemplo, tem acordo para o formato com 16 datas com a Record para TV Aberta até 2025.
A Federação Paulista de Futebol, aliás, deve ser a grande resistência na mudança. O Estadual de São Paulo rende pelo menos R$ 30 milhões para os principais times em termos de transmissão. Este ano, o Palmeiras foi campeão e faturou mais de R$ 50 milhões entre verbas de televisão, premiação por título e bilheteria.
Hoje em dia, já há estaduais como o Mineiro, por exemplo, que é disputado em apenas 12 datas. Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, tem conversado com as federações mostrando a importância de repensar esse formato para tentar ajudar a diminuir a maratona.
Curiosamente, os times que mais reclamam do calendário são os que devem ser o principal foco de resistência justamente por terem os estaduais que mais rendem dinheiro. Além dos paulistas, os cariocas e os gaúchos também são considerados potenciais obstáculos.
Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok
Deixe seu comentário