Seleção brasileira de Diniz empolga por renovação, mas gera dúvidas
A seleção brasileira mostra hoje (16) uma renovação que empolga muita gente, mas que gera dúvidas que só serão respondidas dentro de campo, quando a bola começar a rolar contra a Colômbia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Quem faz gol? Quem marca? Quem organiza?
Nada disso é uma crítica antecipada, mas são pontos de observação para estarmos atentos a partir das 21h. Fernando Diniz mostrou que o time será o seguinte: Alisson, Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; André, Bruno Guimarães; Raphinha, Rodrygo, Vini Jr e Martinelli.
A primeira grande dúvida é: quem marca? No futebol de hoje, sabemos que os atacantes precisam começar a ajudar no sistema defensivo quando o time adversário recupera a bola. É normal ver pontas voltando para ajudar o lateral. Será que o time entenderá essa situação quando perder a bola?
Até mesmo pelas laterais, o Brasil pode ter dificuldades para marcar. Especialmente pela esquerda, com Renan Lodi, que tem características de apoiar bastante o ataque e não é tão defensivo quanto um time como esse pode precisar.
Classificação e jogos
André é o único marcador com exceção dos zagueiros, com Bruno Guimarães ajudando nesse quesito, mas sendo muito mais móvel e armador do que um camisa 5.
Além disso, é preciso entender quem vai colocar a bola para dentro. Raphinha, Vini Jr e Martinelli marcam, mas têm como principal característica a velocidade e o jogo pelo lado. Rodrygo tem um pouco mais de faro de gol, mas ainda assim não é um camisa 9 com aquela característica de matador. Talvez por isso, falte um jogador como Endrick nessa escalação ou até Paulinho, artilheiro do Brasileirão.
Por fim, a mobilidade no ataque não vai faltar, mas precisamos entender quem vai organizar o time. Rodrygo foi convocado como meio-campista, mas no treino foi escalado atuando com uma função diferente. Bruno Guimarães pode fazer isso, mas sabendo que só André marca, ele pode ficar sobrecarregado.
Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok
Deixe seu comentário