Danilo Lavieri

Danilo Lavieri

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

CBF e clubes já preveem próximas brigas após a paralisação do Brasileiro

A CBF informou nesta quarta (15) que decidiu acatar o pedido de 15 clubes e parou o Campeonato Brasileiro pelo menos pelas próximas duas rodadas. Ao anunciar a decisão, a entidade já fez uma lista dos temas que serão discutidos e que já nos dão a ideia das confusões que veremos no encontro marcado para o dia 27 de maio com todos os times presentes. Alguns clubes já se manifestam nos bastidores sobre as próximas consequências.

Reposições na Data Fifa

Uma das possibilidades tratadas no ofício da CBF é de colocar os jogos adiados durante semanas que ficariam sem jogos por causa da Data Fifa. Mas a própria CBF admite que os times podem ser prejudicados por jogadores convocados e que isso pode causar desequilíbrio no Brasileirão. Palmeiras, São Paulo e Flamengo já questionam a decisão mesmo que a seleção brasileira decida não convocar atletas, uma vez que outros países terão o direito de chamar jogadores e a liberação é obrigatória.

Estádios ocupados durante a Data Fifa

A CBF já se adiantou a outro problema. Durante essas semanas, os clubes poderiam ter programados eventos e shows em seus estádios e arenas e podem não ter a casa disponível para os jogos. Neste caso, também causaria um desequilíbrio no Campeonato.

Suspensões serão cumpridas quando?

Os clubes querem saber quando precisarão cumprir com as suspensões de atletas e membros da comissão técnica. O Palmeiras não teria Endrick, Flaco, Mayke, Abel e seus dois auxiliares contra o Criciúma. Com a mudança, essa suspensão continua para a volta contra o Atlético-MG? Luciano e Igor Vinícius, do São Paulo, seriam desfalques contra o Cruzeiro. Mas com a paralisação a suspensão será cumprida contra o Corinthians? Léo Pereira, do Flamengo, não enfrentaria o Vasco, mas a suspensão vai ser transferida para o jogo contra o Athletico? O Fluminense não terá Fernando Diniz e Lima contra o Atlético-GO? O Athletico não terá Esquivel contra o Flamengo? Camutanga, do Vitória, não enfrenta o Inter?

Rediscussão de contratos

Em uma eventual extensão do calendário, a CBF já prevê a rediscussão de contratos dos mais variados tipos. Com os detentores de direitos de transmissão e patrocinadores por causa da mudança da janela de competição, com os jogadores que eventualmente terão seu vínculo encerrado usando como referência a data original para o término do Brasileirão e até mesmo a invasão do período que seria dedicado às férias dos atletas. A rediscussão do período de 66 horas de descanso também está em pauta.

Calendário (ainda mais) estrangulado

Caso o campeonato seja estendido, a CBF já avisa que os problemas vão impactar até o ano que vem. Em 2025, a entidade já teria dificuldades de armar os jogos por conta do Mundial de Clubes que contará com Flamengo, Palmeiras e Fluminense por um mês no meio do ano. Com uma eventual extensão de calendário, as férias serão jogadas para frente, os estaduais podem sofrer impacto e aí o calendário ficaria ainda mais apertado. Vale lembrar que o campeão da Libertadores deste ano ainda terá a Copa Intercontinental em dezembro.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.