Danilo Lavieri

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Marca aprova resultados de 'pegadinha' com Ronaldinho Gaúcho e mira Copa

A fala de Ronaldinho Gaúcho dizendo que estava abandonando a seleção fazia parte de um pacote de marketing que tem como grande objetivo a Copa do Mundo de 2026. Idealizada por Rexona, a campanha recebeu elogios pela repercussão, mas também foi alvo de críticas, o que a empresa considera totalmente dentro dos planos.

A ação feita no último dia 14 de junho virou manchete em todo lugar do mundo, repercutiu dentro da CBF e no vestiário da seleção brasileira, inclusive incomodando alguns jogadores. Romário também chegou a dar declarações de que concordava com o abandono por parte do ex-meia. A ideia era colocar na boca de um ex-atleta histórico o que vários torcedores falavam nas redes sociais para, em segundo momento, usar o slogan da marca, que é "não te abandona".

O plano ainda tem apoio ao futebol feminino e usar Vini Jr como grande embaixador durante a Copa América, evento que fez a empresa destinar 100% do seu dinheiro destinado para o marketing neste mês de competição.

"Futebol é paixão e a gente tinha um plano de revelar rápido o propósito da campanha, para lançar o time da confiança. Na época em que fizemos a campanha, ninguém falava muito da Copa América e isso mudou. Usamos até uma pesquisa da Datafolha que mostra o distanciamento da torcida da seleção. As polêmicas são criadas em qualquer campanha e não podemos controlar. Tudo está dentro de uma estratégia e temos ideia de como reagir", explicou a diretora de marketing de desodorantes da Unilever Brasil, Viviane Ramos.

"A declaração do Ronaldinho é um mini pedaço da nossa campanha, que tem um objetivo de alcançar 160 milhões de pessoas em ações em diferentes meios. Sabíamos que ia ser grande com ele, por ele ser o 'Bruxo', por ele fazer o role aleatório. Conseguimos a reverberação que estávamos procurando. Em todas as campanhas que fizemos, mesmo nas mais inocentes, sempre teremos os comentários positivos e os negativos", completou.

A entrevista foi concedida para alguns jornalistas brasileiros convidados em um evento em Las Vegas, onde a seleção se prepara para enfrentar o Paraguai pela segunda rodada da Copa América.

Além de Ronaldinho, a marca ainda patrocina influenciadores para ações pontuais nas redes sociais, prevê inserções durante a transmissão da Copa América na Globo com Vini Jr como seu embaixador e coloca estar como patrocinador da Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, como o próximo objetivo.

A empresa já usou a Copa de 2018 como mote de uma das suas campanhas e tem no seu histórico de relação com o esporte outras campanhas com Ronaldinho Gaúcho, Neymar, Gabriel Jesus e, mais recentemente, com a Copa do Mundo feminina na Austrália, quando a embaixadora foi Tamires e uma das ações resultou na ida de três jovens carentes até a sede do Mundial.

Reportagem

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