Danilo Lavieri

Danilo Lavieri

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Não é só Messi e compras! Miami se apresenta como polo de turismo esportivo

O brasileiro quando pensa em Miami normalmente pensa em um turismo de compras nos outlets ou em uma visita na praia que aparece em tantas músicas e filmes. Isso quando a cidade não serve apenas para o início de uma aventura na vizinha Disney, em Orlando.

É justamente essa impressão que o Turismo de Miami tem a intenção de mudar. Com o boom causado por Messi, a final da Copa América, o Mundial de Clubes em 2025 e a Copa do Mundo de 2026, a cidade no Estado da Flórida quer mostrar para todo mundo que pode ser um polo de turismo esportivo.

Messi ilustra parede em Wynwood, famoso bairro de Miami
Messi ilustra parede em Wynwood, famoso bairro de Miami Imagem: Danilo Lavieri/UOL

Tudo isso, claro, com um grande empurrão dos bilionários que não param de investir no esporte, como no caso do proprietário do Miami Heat, na NBA, do lobby pela etapa de Fórmula 1, ou do investimento de David Beckham e cia no Inter Miami, na MLS.

A reportagem esteve na cidade a convite do Greater Miami Conventions & Visitors Bureau para dias de visitas às mais variadas atrações turísticas e pode afirmar que vale a pena mesmo para quem não é fã apenas de futebol.

O mais óbvio é falar que a cidade virou um templo de Messi. Onde você anda, é possível ver o craque argentino estampado. Seja nas paredes de Wynwood, bairro famoso pelos grafites, na visita ao estádio do Miami City ou na incrível imersão proposta pela The Messi Experience.

Em um galpão recheado de tecnologia, você dá uma volta pela carreira do argentino, com direito a uma recepção de milhares de argentinos no Obelisco, em Buenos Aires, conhece a reprodução do seu quarto quando ele era criança, ouve o discurso dele antes da final da Copa América conquistada por ele em 2021 e termina tirando uma selfie usando a inteligência artificial.

Tour te leva para conhecer os bastidores do Miami Heat
Tour te leva para conhecer os bastidores do Miami Heat Imagem: Divulgação/Miami Heat

Mas não é só o argentino que movimenta o esporte por aqui. O fã de basquete pode aproveitar a estreia de um tour pelo Kaseya Center, o complexo usado pelo Miami Heat, que já foi um dos times mais relevantes da NBA. Por lá, você conhece os vestiários, com direito a roupas, chinelos e tênis (gigantes) deixados pelos atletas durante as férias, dá uma volta pelas instalações de recuperação, musculação, conhece a história do time nos corredores e pode até arriscar uns arremessos no ginásio de treino.

Continua após a publicidade

Miami também agora recebe uma etapa da Fórmula 1, que é outra opção de visita mesmo fora de época. A estrutura usada no estádio Hard Rock ainda está disponível, com as fotos dos pilotos e uma réplica de um carro da categoria onde ficam os boxes. É incrível ver uma pista construída parede com parede a um estádio.

Hard Rock recebe F-1, NFL, tênis e vai ser palco da final da Copa América
Hard Rock recebe F-1, NFL, tênis e vai ser palco da final da Copa América Imagem: Bryndon Minter/F1 Miami GP

Aliás, o conceito de multiuso é completamente refeito quando você visita esse estádio que será palco da final da Copa América entre Argentina e Colômbia. Além da Fórmula 1, o local ainda recebe partidas de tênis, de futebol americano (o principal uso), de futebol, além de sediar diversos eventos e shows. É camarote que não acaba mais.

A cidade ainda tem o baseball como uma de suas atrações, com o estádio do Miami Marlins. O esporte não é o mais popular entre os brasileiros, mas comparecer a um jogo mostra como ainda estamos atrás no aspecto de promoção do evento e propriedades de marketing para explorar. Até a corrida de mascotes vira uma atração que levanta o estádio.

Por fim, há ainda uma possível visita ao museu de Mohammed Ali, que traz fotos e vídeos interessantes, assim como peças de roupas e até a reprodução de um ringue. Bem menos tecnológico, o local te leva a viajar pelo tempo com o incrível boxeador. Por falar em menos tecnologia, até uma voltinha pela Little Havana para assistir a umas partidas de dominó jogada por cubanos e seus descendentes é um passeio altamente recomendado.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes