Danilo Lavieri

Danilo Lavieri

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

É impossível imaginar Leila Pereira sem pensar na força do seu dinheiro

É impossível não colocar Leila Pereira como uma das pessoas mais influentes do futebol sul-americano no momento. Não só por ser presidente do Palmeiras, mas também por ter participação em outras decisões importantes no cenário esportivo, como a venda de direitos de transmissão e até mesmo posicionamento em temas como machismo. É fácil falar que a empresária sabe surfar na crista da onda gerada pelo seu poder financeiro.

Nem tudo se resume só ao fato de ela ser a quarta mulher mais rica do país, mas tudo o que sua capacidade de administração não lhe faz possível e qualquer obstáculo mais difícil de ser tirado do caminho conta com a ajuda de sua gorda conta financeira, que se torna ainda mais poderosa com sua coragem e com uma competência padrão para grandes empresas, mas que é rara no ambiente da bola.

Leila tem poder no Palmeiras, na CBF, na Libra, nos tribunais... E não mostra medo de ninguém. Pelo contrário: parte para cima de quem a desafia atacando sempre o ponto mais fraco do inimigo. Não tem medo de entrar na Justiça nem que seja apenas para incomodar a vida de seu rival, seja ele um dirigente rival ou um conselheiro da oposição. Com a força de dinheiro, pode pagar os melhores advogados e elaborar as melhores teses, mesmo que sempre vencedoras.

Ela defende com unhas e dentes uma tese que seria vetada em qualquer compliance básico de uma empresa. É impossível não haver conflito de interesse em ser presidente do clube e dono do patrocinador ao mesmo tempo. Também não é normal emprestar um avião sem um contrato divulgado para todo o Conselho. Tampouco é certo cortar os direitos de quem a critica e manter os de quem a apoia.

A questão é que a parte positiva, hoje, se sobrepõe à negativa. Mesmo com todas essas ponderações, ela mantém o Palmeiras nos trilhos no aspecto econômico e também no esportivo. Sua gestão não é perfeita, claro. Mas é fácil falar que está muito próxima do melhor possível, basta ver que o Alviverde segue competindo cabeça a cabeça com Flamengo mesmo tendo muito menos poder aquisitivo.

Hoje o UOL coloca no ar um perfil da presidente Leila Pereira que revela muito dos bastidores do seu dia a dia no futebol e que deixa claro que ela ainda tem muito a trilhar, ainda mais no frágil ambiente do futebol brasileiro, que não para de lhe oferecer oportunidade para melhorar ainda mais a sua imagem de gestora.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes