Danilo Lavieri

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São Paulo ultrapassa média de público que bateu recorde histórico em 2023

O São Paulo chega ao mês de julho conseguindo a impressionante tarefa de aumentar o recorde de público do ano passado. Em 2024, o Tricolor levou, em média, mais de 45 mil pessoas por jogo no MorumBis, superando os 44 mil de média que foram registrados em 2023 e já significava a melhor marca histórica em uma só temporada.

A marca, claro, faz o time também ter um alto valor de bilheteria, já ultrapassando os R$ 55 milhões. A maior arrecadação do ano, aliás, foi no 1 a 0 contra o Grêmio, quando mais de 53 mil pessoas gastaram pouco mais de R$ 3,2 milhões, o recorde do estádio com seu novo nome. Como reflexo, o lucro de quem tem negócios dentro do estádio também aumenta, como é o caso do Camarote dos Ídolos.

"Nós desenvolvemos um ambiente exclusivo para os torcedores. Essas ações em nossos espaços têm sido bem recebidas pelo público e representam uma das estratégias para oferecer entretenimento à torcida nos estádios, além de potenciais fontes adicionais de receita para os clubes. A concepção desses espaços sempre visa proporcionar experiências únicas aos fãs", explicou o CEO da Soccer Hospitality, Léo Rizzo. A empresa é especializada nas experiências VIP e gestora desse camarote e de outros em diferentes arenas.

O São Paulo ainda está longe de estar no topo dos programas de sócio-torcedores, mas vê um crescimento que anima a diretoria. Foram mais de 25 mil adesões recentes, o que impulsionou o total para mais de 54 mil.

"É importante que as equipes tenham estratégias para que o resultado financeiro fora das quatro linhas não dependa da performance dentro do campo. Hoje, já percebemos que grande parte dos benefícios dos programas para sócios está ligada a vantagens para adquirir as entradas. E a fim de evitar flutuações de receita em caso de resultados negativos, é necessário desenvolver ações de interação e de experiências para os fãs", afirma Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo e sócio-diretor da Wolff Sports.

Uma das ideias para engajar mais os fãs foi a recente produção da série "Não Falta Mais", sobre a conquista inédita da Copa do Brasil em 2023, produzida pelo SPFC Play.

"É essencial os clubes promoverem ações que engajem os torcedores além dos dias de jogos, principalmente quando a equipe está em um bom momento. Essas investidas só tendem a gerar mais receitas novas aos times", analisou o CMO da End to End, Bruno Brum. A empresa dele é um hub de soluções e engajamento para o mercado esportivo.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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