Danilo Lavieri

Danilo Lavieri

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Qual é a surpresa de Abel ter escalado o Palmeiras para não perder do Fla?

Quem ficou surpreso com Abel Ferreira jogando para não perder ontem (31) diante do Flamengo não acompanha o trabalho do técnico do Palmeiras de perto. Esse sempre foi o pacote do técnico. Deu certo várias vezes e deu errado tantas outras.

A grande novidade no Maracanã e nas últimas duas derrotas do Alviverde foi a falta do que a comissão chama de energia. É nítido que o time que se notabilizou por estar sempre ligado não está na mesma sintonia de outros tempos nos últimos TRÊS JOGOS! É o suficiente para dizer que ele perdeu o vestiário, que ele não sabe treinar ou que acabou o ciclo?

Não é a primeira vez e nem vai ser a última em que Abel opta por uma estratégia mais defensiva. Quando o Palmeiras venceu o Atlético-MG e o River Plate suando sangue em 2021, a estratégia foi chamada de plano. Agora, é chamada de covardia.

Olhando no papel, dá para ter a certeza que o Palmeiras poderia encarar o Flamengo de frente e tentar fazer um jogo melhor. Mas e saindo do papel e indo para a realidade? Salta aos olhos de qualquer um como o time não está jogando bem e está sem confiança. E quem está no dia a dia faz o quê? Joga de peito aberto? Mantém a mesma receita como se tudo estivesse bem?

Para mim, o principal mérito de Abel Ferreira é de conseguir se adaptar às diferentes situações e de conseguir manter os jogadores motivados para ganhar mesmo depois de tantas vitórias. Não é pouca coisa ser bicampeão consecutivo da Libertadores, bicampeão consecutivo de Brasileirão, tricampeão consecutivo do Paulista, campeão da Copa do Brasil e ganhar copas menores como Supercopa e Recopa.

A questão é que, nesses jogos, a tal motivação parece não estar mais presente. Richard Rios voltou da Copa América achando que é Zinedine Zidane. Ou será que ele está insatisfeito por não ser vendido? Gustavo Gómez comete erros que nunca cometeu. Dudu ainda não é o mesmo. Zé Rafael e Raphael Veiga não jogam mais o mesmo futebol. Piquerez se machucou.

Tem muita coisa acontecendo além de Abel ter optado por um time defensivo. Tudo isso significa que Abel não erra? Claro que não! Não dá para entender a insistência com Gabriel Menino. Não dá para entender por que Fabinho não tem chances. Por que Mayke não é titular no lugar de Marcos Rocha?

Por que Rony ainda tem espaço no time? Coletivamente, é fácil explicar. Ele faz o trabalho sujo. Mas na hora que pega a bola, deixa muito a desejar. Mas o que aconteceu com o Rony que foi o Rústico na Libertadores em 2020 e 2021?

Ter a política de não vender Rony mesmo com ótimas propostas, não vender Gustavo Gómez mesmo com ótimas propostas e segurar a espinha dorsal cobra seus preços. Hoje eles enfrentam a parte baixa do desempenho, mas não tem como querer ficar só com a parte boa quando você faz essas opções. Quantos deles não tiveram uma queda de desempenho e depois recuperaram?

Continua após a publicidade

Por fim, é verdade que Abel tem na mão ótimos reforços. Mas futebol não é videogame. Não dá para achar que é simplesmente pegar Felipe Anderson que se destacou na Lazio jogar no campo e que ele vai desempenhar as mesmas funções e repetir o que fazia na Itália.

Felipe Anderson joga em outro time, com outros companheiros, outra orientação tática, outros rivais, outra grama, outra bola, outra cobrança… Na Europa, onde ele ficou anos, o corpo dele entenderia que ele estava no começo da temporada. Aqui, já está no meio dela. Não é só porque ele foi "secretário de lateral" agora que ele vai ser para sempre. Muita coisa ainda vai mudar.

E lembremos. Mesmo que Abel e seus jogadores estivessem no melhor da forma, ainda seria possível perder. Afinal, é futebol. Não é videogame. O Flamengo que ontem amassou o Palmeiras não ganhou nada no ano passado. Faz parte.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes