Danilo Lavieri

Danilo Lavieri

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Não dá para culpar só a CBF e a Data Fifa pela lesão de Pedro

A lesão de Pedro volta a gerar aquele clima de "a seleção não serve para nada", a "Data Fifa é uma porcaria" e tantas outras frases que nos acostumamos a ouvir nos últimos tempos. Mas não dá para culpar apenas a CBF e a seleção pelo rompimento do ligamento do joelho do atacante.

Primeiro de tudo, lesões como essa normalmente são tratadas mais como acidentes do que como consequências de desgaste. Ainda assim, claro que o calendário atribulado faz o atleta ter menos tempo para se recuperar e o coloca mais vezes no campo do que deveria.

O ponto é: os clubes são coniventes com o calendário. Dá para entender a tese de que a CBF apenas entrega o calendário e os clubes assinam, sem muito direito a voto. Mas espera aí... Se os clubes se unissem e falassem que não iriam jogar, como a entidade faria? Quando a CBF liberou os cartolas para formarem uma liga e tomarem conta do Brasileirão, o que aconteceu?

No Brasil, calendário vira bengala de dirigente para quando o time é eliminado. Por que quando alguém fala em diminuir o Estadual para melhorar o calendário, a resposta sempre é "veja bem, o Paulista dá muito dinheiro", "veja bem, eu comprometi meu voto com o cartola X", "veja bem...". Ninguém bate no peito e fala que não vai aceitar essa loucura.

Nos últimos anos, veja só você, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, tem dito a aliados que gostaria de diminuir os Estaduais. Federações de São Paulo e do Rio de Janeiro imediatamente bateram o pé. E aí a política continua imperando.

Além de todo esse jogo político, ao tentar culpar a seleção e a Data Fifa, a gente deixa de lado o fato de que todo jogador trabalha com o objetivo de ir à seleção e jogar uma Copa do Mundo. Não dá para achar que o atleta vai triste para a concentração da Amarelinha. Posso te garantir que vão todos muito felizes e que a tristeza é quando a Data Fifa acaba.

A CBF deveria, sim, ser responsável por pagar o tratamento e os salários de Pedro. Mas não dá para falar que os clubes tentam mudar essa situação. Simplesmente porque eles realmente não tentam.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes