Contratação de Depay pelo Corinthians é um escárnio com quem paga em dia
O Corinthians acertou a contratação de Memphis Depay por dois anos em um acordo que gira em torno de R$ 70 milhões. Sim, você não leu errado. O mesmo time que está no noticiário dia sim dia também por atraso de pagamentos está investindo para trazer um atleta que estava na última Eurocopa.
É algo bastante trivial em qualquer campeonato mais organizado de elite regras financeiras que impediriam essa operação. Nos últimos dias o Botafogo se colocou como uma grande vítima de perseguição por causa do tema, mas a chegada do holandês no Timão é outro que escancara a urgência de regulamentação nesse sentido no país.
Como pode uma equipe que não tem seus compromissos em dia estar firmando um acordo com um jogador desse nível? É justo com o Cuiabá que não recebe o pagamento por Raniele em dia ver o seu concorrente direto contra o rebaixamento se reforçando? É justo com quem prestou serviços ao time e não recebeu o combinado?
Imagina o seu amigo, seu parente ou qualquer pessoa que esteja te devendo dinheiro. Ele não paga o combinado e no dia seguinte aparece com carro novo. Você ia achar justo? Se ele posta fotos fazendo uma viagem internacional de luxo e você no seu dia a dia sem receber o pagamento, você ia achar justo?
Ainda que o dinheiro injetado seja de um patrocinador, não existe, em um campeonato, você permitir que uma equipe gaste sem estar com todos os seus outros compromissos em dia. É injusto com quem faz o certo, que é honrar com os pagamentos. Isso é ou não é doping financeiro?
Imagina se a contratação de Depay garantir o Corinthians na primeira divisão e empurrar outra equipe com todas as suas contas em dia para a Série B no ano que vem... É justo que essa equipe perca todos os rendimentos do futebol de elite em 2025 e o Timão continue recebendo por isso? Quem arca com esse prejuízo?
Nos últimos tempos, o assunto fair play financeiro no Brasil tem virado debate por conta do Botafogo, que investe em contratações praticamente 100% do seu faturamento recorrente. Essa é outra prática que não é permitida em nenhum sistema de fair play financeiro europeu.
Mas mais grave do que contratar com dinheiro que não está no seu faturamento é continuar no mercado sem pagar as parcelas de suas outras contas. É um escárnio.
Tudo isso para nem falar do que deveria ser ainda mais preocupante para o corintiano: os reflexos de ter uma contratação dessa magnitude financeira no meio do caos e de uma dívida crescente...
232 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Luiz Antônio Ramos Ferreira
Danilo Lavieri, um nome bem esmeraldino, que entende das finanças do clubes, principalmente as do Corinthians. Meu caro, esse atleta está sendo contratado mediante compromisso acordado entre o Corinthians e o Patrocinador Máster. Vale dizer que o Corinthians não teria dinheiro sequer para adquirir qualquer time da várzea paulistana. O montante, publicado dias atrás, por dois anos, é de algo em torno de 53 milhões. Ora, não vi você publicar aqui as caríssimas contratações de Clube Atlético Mineiro, CR Flamengo, Cruzeiro EC, Esporte Clube Bahia, Grêmio FPA e muitos outros que investiram alto em seus plantéis. Por que só o Corinthians? Ah! Porque o Corinthians está falido e gastando alto; ou porque o Corinthians está com salários atrasados; ou ainda, porque o Corinthians não pagou o Cuiabá e outros clubes de quem adquiriu jogadores. Não paga a Arena e por aí afora. Meu caro jornalista: TODOS OS TIMES DO BRASIL SÃO DEVEDORES. Pesquise o "quantum"!!
Luciano Kurose
Quanto que o UOL paga para esses blogueiros Cariocas e Palmeirenses criticarem o timão? Hoje o pessoal lá não vai conseguir dormir. Estão se preparando para tentar encontrar uma irregularidade no negócio. Meta de fim de ano... Seu Antis filhos....
Mauro Henrique Marques
Como pode um time SEM MUNDIAL, SEM estádio (é da W Torre), SEM títulos em campo (quase todos são via FAX), que tem apenas a 5ª torcida do país, RECEBER EM PATROCÍNIO mais do que clubes de MAIOR TORCIDA e MUITO MAIS MÍDIA como FLAMENGO, CORINTHIANS, SÃO PAULO E VASCO?????? Explica aí colunistinha.