Danilo Lavieri

Danilo Lavieri

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Mais treinos? Abel usa tempo livre para fazer Palmeiras 'viver a vida'

Quando o Palmeiras foi eliminado da Copa do Brasil e da Libertadores em sequência, dois cenários eram possíveis para o torcedor. Ou a crise consumiria o ânimo dos atletas ou o foco único no Brasileirão faria o time treinar muito mais e ter chance de ser tricampeão consecutivo.

A questão é que a estratégia de Abel Ferreira para que seu time conseguisse a segunda opção não foi aumentar a carga de treinos, mas o tempo livre dos seus jogadores para que eles pudessem viver mais fora da Academia de Futebol.

A ideia é que o tempo com família e amigos fizesse os atletas ficarem mais frescos não só fisicamente, mas também mentalmente. O técnico entende que o que era mais afetado com o excesso de jogos não era as pernas dos jogadores, mas o cérebro.

Nesta semana, por exemplo, o time ganhou dois dias de folga e só volta a treinar na quarta para encarar o Vasco. A mesma estratégia também tinha sido adotada há sete dias, quando o time só treinou a partir de quarta-feira para enfrentar o Criciúma. Na Data Fifa, os atletas também tiveram dias de folga e boa parte deles viajou com a família.

Enquanto estava com calendário cheio, a ordem era sempre a das 24h. A alegria da vitória ou a tristeza da derrota só podia durar por um dia, para que 48 horas depois os atletas já estivessem prontos para o próximo compromisso.

Nos dias após Data Fifa, era comum que o atleta chegasse em São Paulo na terça e já treinasse no próprio dia ou na quarta-feira após representarem as sua seleção. Desta vez, todos puderam apenas descansar na terça e na quarta, para que treinassem apenas na quinta.

Os dias de folga também são motivo de muita comemoração da comissão técnica. Abel Ferreira teve tempo de sair com seus familiares em restaurantes em São Paulo e também de praticar esporte ao lado de seus companheiros portugueses que também estão no Brasil.

Não foi à toa que o comandante, menos de um mês depois de dizer que "se Deus quisesse encerraria seu ciclo em 2025", com o fim do seu contrato, já disse em coletiva de imprensa que, neste ritmo, poderia renovar até 2030.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes