Clubes vão para sorteio sem saber premiação do Super Mundial de Clubes
O sorteio para o Super Mundial de Clubes da Fifa está marcado para amanhã (5), mas ninguém sabe quanto cada clube vai ganhar pela sua participação. Até hoje, véspera da definição da fase de grupos, a entidade ainda não informou como funcionará a premiação da competição.
Inicialmente, os participantes foram informados que ganhariam uma cota fixa e que seria igual para todos, independentemente do continente de cada um. Em dezembro, a promessa de bastidores era que o pagamento seria de 50 milhões de euros só pela participação. O valor ainda subiria conforme os times fossem avançando de fase.
Ou seja, Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo ganhariam cerca de R$ 320 milhões (na cotação de hoje) só para disputar os três primeiros jogos e ainda poderiam aumentar esse bolo se passassem de fase.
A cota alta serve para agradar bastante os sul-americanos, africanos e asiáticos, mas também é boa para os europeus. Em termos de comparação, os times que participam da primeira fase da Champions League recebem pouco menos de 19 milhões de euros.
Classificação e jogos
A questão é que a Fifa ainda não confirmou nada disso e os representantes viajam para os Estados Unidos para o sorteio sem terem essa informação. A entidade só anunciou dois patrocinadores para a competição e ainda tem dificuldades para vender todos os direitos de televisão.
A aposta é que a organização da competição coloque a mão no bolso e banque o torneio mesmo que não tenha o número de patrocinadores projetado inicialmente. O Mundial traz uma grande expectativa para a Fifa, que tem enfrentado críticas especialmente dos europeus.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.