Diego Garcia

Diego Garcia

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Blindado pelo Santos, filho de Robinho brilha na base e homenageia o pai

Robson de Souza Júnior, 16 anos, filho do ex-jogador Robinho, vem brilhando com boas atuações na base do Santos, clube onde seu pai, hoje preso por estupro, foi ídolo.

Canhoto e atacante habilidoso, o garoto é o vice-artilheiro da equipe no Campeonato Paulista sub-17 com 5 gols, mesmo começando a maioria das partidas no banco de reservas. Apenas o atacante Padula, que é titular, balançou as redes mais vezes (6).

Juninho, como é chamado, vem homenageando a família após marcar os seus gols. Ele mostra uma camiseta com uma foto sua ao lado de Robinho, da mãe e dos irmãos Gianlucca e Giulia. "Deus me deu o melhor pai do mundo", diz a frase na peça de roupa.

Robinho atualmente está preso no presídio de Tremembé, em São Paulo. Ele foi condenado a 9 anos de detenção pelo crime de estupro coletivo contra uma mulher albanesa, em 2013, na Itália, e cumpre a pena no Brasil por decisão do STJ.

A prisão ocorreu no dia 5 de abril deste ano. No dia seguinte, o Santos estreou no Campeonato Paulista sub-17 contra a Mauaense e venceu por 7 a 0. Juninho não entrou em campo, poupado pela comissão técnica após ter visto o pai ser levado pela polícia na noite anterior.

Santos blinda filho de Robinho

Desde o ocorrido, o clube vem dando suporte ao atleta, com acompanhamento psicológico e o apoio necessário. A ajuda vem sendo crucial para a adaptação de Juninho à nova realidade sem o pai. Eles moravam juntos em um apartamento no bairro Aparecida, na orla da praia de Santos.

Juninho é considerado um menino educado e muito querido por todos no clube, e a ideia é blindá-lo para que a situação de Robinho não interfira na evolução como atleta, já que o momento é considerado crucial para desenvolver o jogador que ele será no futuro.

Logo após a prisão do pai, Juninho fez um desabafo no TikTok, que depois foi apagado, assim como a conta dele na rede social.

Continua após a publicidade

"Eu quero muito que todos vocês que xingam, falam merda, e acreditam nas coisas que a mídia mostra, eu quero muito que todos vocês sejam abençoados, e que o ódio no coração de vocês vá embora. Só minha família sabe o que aconteceu, e vocês não têm poder de fala nenhum para julgar sem saber de algum acontecimento. E sério, é triste ver marmanjos de 30 anos comentando em um vídeo, xingando um menino de 16 anos. Espero que entendam e Deus abençoe", escreveu.

Desde o episódio, o Santos passou a blindar ainda mais o garoto. A ideia é que ele use as redes sociais o mínimo possível para ficar livre de comentários negativos que falem do pai e possam atrapalhar seu desenvolvimento.

O desempenho de Juninho

Em 13 de abril, Juninho começou no banco de reservas e entrou aos 23 minutos do segundo tempo. Foi o bastante pra anotar seu primeiro gol na temporada, na vitória por 5 a 0 contra o São Bernardo, em partida realizada no CT Rei Pelé, em Santos. O garoto recebeu na frente, invadiu a área e bateu de perna esquerda para concluir o placar.

Na terceira rodada, dia 20, brilhou mais uma vez, com direito a golaço. Titular contra o Jabaquara, Juninho deixou o lateral-direito e o zagueiro do time adversário no chão após dois dribles dentro da grande área. Finalizou com categoria, de esquerda, para abrir o marcador. O time da Vila Belmiro venceu por 5 a 0, fora de casa. Nessa partida, ele levantou a camiseta em homenagem ao pai.

Duas semanas depois, em nova goleada, desta vez por 9 a 1, novamente no CT Rei Pelé, Juninho fez outro. Mas o lance do jogo não acabou em gol: ele recebeu na ponta direita do ataque, colocou a bola entre as pernas de um adversário, deixou outros dois na saudade e tocou na saída do goleiro, que defendeu de raspão, com o pé.

Continua após a publicidade

Na partida seguinte, o atacante voltou ao time titular e, pela primeira vez, vestiu a camisa 7, a mesma usada por Robinho no time profissional. Apesar de não ter marcado, comandou a vitória por 2 a 0 contra o São Bernardo, fora de casa. Voltou a balançar as redes no jogo seguinte, contra o Jabaquara, onde fez um e deu uma assistência na goleada por 4 a 0.

No início de junho, ele fez mais um, em nova goleada do Santos, desta vez contra o Mauá. De pênalti, cobrado com categoria, ele abriu o placar, que terminou 6 a 2.

Nas últimas 3 partidas, começou no banco, mas entrou durante o segundo tempo contra Inter de Limeira, Desportivo Brasil e I9 Football Tech - no que foi essa a única derrota do Santos na competição até o momento. Ao todo, o Santos venceu 11 de 13 partidas e marcou 46 gols, sofrendo apenas 4. Só o Corinthians tem campanha melhor.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes