Corinthians: Só 2% de ingressos de setor da Arena vão ao Fiel Torcedor
Os supostos desvios no Fiel Torcedor do Corinthians atingem todos os setores da Neo Química Arena. Chega ao ponto, inclusive, de uma das áreas do estádio ter apenas 2% dos ingressos comercializados no programa de sócio-torcedor do clube.
Em relatório da Comissão de Justiça e Marketing do Conselho Deliberativo, foi constatado que apenas 180 dos 9 mil ingressos disponíveis no Setor Norte, onde ficam as organizadas, têm sido disponibilizados no Fiel Torcedor.
Nesse mesmo local, essa média de venda costumava ser de 1,2 mil entradas. Como o setor costuma ficar lotado, assim como todo o estádio, a suspeita é que esses ingressos estão sendo redirecionados a cambistas, que lucram em detrimento do programa.
Os supostos desvios no Fiel Torcedor chamaram a atenção da Polícia Civil de São Paulo. Tanto que um inquérito foi aberto para investigar possíveis irregularidades, informação confirmada à coluna pela Secretaria de Segurança Pública.
No setor Sul da Arena apenas metade (3,5 mil de 7 mil) das entradas está indo para comércio entre os sócios-torcedores.
A média é semelhante ao que acontece, no geral, no estádio corintiano. A suspeita é que apenas 50% dos ingressos estão sendo vendidos pelo Fiel Torcedor. Cerca de 40 boletins de ocorrência foram registrados na Polícia Civil denunciando a dificuldade para compra de ingressos e supostos desvios para fins de cambismo.
Além disso, existe a suspeita de que existam diversos cadastros de falsos dependentes de membros do programa.Alguns deles chamam mais a atenção, como um login oficial chamado "Torcida 2", criado e gerido pelo clube neste ano, e que tem distribuído ingressos que não estão indo nem pra Organizada nem pro Fiel Torcedor. No jogo contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, foram exatamente 1.102.
Outro nome de usuário que merece destaque é o "Arrecadação", pela quantidade excessiva de ingressos comprados sem registros ou por fora do controle sistemático que pode ser feito pelos administradores do programa.
Ainda merece alerta a grande quantidade de logins novos e criados recentemente, com quantidades significativas de ingressos disponibilizados para inúmeras pessoas e áreas do clube que supostamente não teriam razão para possuir tamanha carga, muito menos de forma paralela ao programa.
Em nota oficial, o Corinthians afirmou que "o clube não tomou conhecimento da abertura de nenhum inquérito. No entanto, o clube trabalha para combater todo tipo de irregularidade na compra e venda de ingressos, com a implementação de sistemas de biometria e reconhecimento facial".
A coluna teve acesso a um relatório onde a OneFan, que administra o plano, apontou que o projeto do Fiel Torcedor não tem recebido foco do clube, que não vem realizando ações, ativações e comunicações, dificultando o crescimento do programa, entre outros fatores.
"A OneFan é uma prestadora de serviços de gestão do sistema e da base de dados do Fiel Torcedor, com auditoria externa e as mais atualizadas certificações internacionais de qualidade. A OneFan se submete às decisões de modelo de negócio tomadas pelo clube, que tem soberania para determiná-las", disse a empresa.
A empresa acrescentou que o clube "tem em mãos relatórios produzidos pela OneFan que, como prestadora de serviços de gestão do sistema e da base de dados do Fiel Torcedor, tem como compromisso trabalhar no aprimoramento constante do sistema e, para isso, apresenta, de forma recorrente, diversas sugestões e otimizações, além de insistentemente sugerir o recadastramento de usuários com a higienização da base recebida de sistemas anteriores para, na sequência, implantar a autenticação de dois fatores".
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