Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Campeão paralímpico de taekwondo, Nathan Torgato é eleito o melhor do mundo
O brasileiro Nathan Torgato, 20, foi eleito o melhor atleta do mundo de 2021 no parataekwondo pela World Taekwondo (WT). O resultado foi divulgado na última sexta-feira (7), juntamente com os nomes dos demais vencedores na premiação da modalidade referente ao ano passado.
A WT tem sede na Coreia do Sul e é a maior organização mundial do taekwondo, responsável por organizar e direcionar as regras da modalidade.
Nathan é o primeiro brasileiro a alcançar tal feito junto com Rodrigo Ferla, que conquistou o título de melhor técnico fazendo a dobradinha brasileira.
Em 2021, a seleção brasileira de parataekwondo conquistou os títulos do Campeonato Pan-Americano por equipe, dos Jogos Olímpicos de Tóquio por equipe, foi terceiro lugar geral no Campeonato Mundial e segundo lugar no feminino. Com resultados tão expressivos a conquista de Nathan e Rodrigo é muito significativa.
O Brasil não era, no início do ciclo em 2017, uma potência no parataekwondo. Países como Turquia, Irã, Rússia, Azerbaijão e os britânicos eram cotados para estarem no lugar mais alto do pódio.
A superação brasileira foi passo a passo, passando pela medalha de ouro de Debora Meneses, no Campeonato Mundial da Turquia em 2019. Depois, as medalhas de Nathan e Silvana Fernandes nos Jogos Pan-Americanos de Lima no mesmo ano até a conquista de Nathan em Tóquio.
Antes de encerrar o ano de 2021, o Brasil ainda disputou o Mundial da Turquia em dezembro, fechando o ano com a medalha de ouro de Silvana.
Vejam a lista dos vencedores
- Melhor Atleta Olímpica - Milica Mandi? (Sérvia) - fez história em Tóquio 2020 ao se tornar a primeira atleta da Sérvia a ganhar duas medalhas de ouro olímpicas individuais na categoria acima de 67kg.
- Melhor Atleta Olímpico Masculino - Vito Dell'Aquila (Itália) - conquistou o ouro em sua estreia olímpica em Tóquio na categoria até 58kg masculino e causou surpresa ao superar o sul-coreano número um do mundo JANG Jun na semifinal.
- Melhor Atleta Paralímpica Feminina - Leonor Espinoza (Peru) - conquistou o ouro no evento feminino até 49kg com uma exibição dominante, tornando-se a primeira peruana a conquistar o ouro paralímpico em 21 anos e a conquistar a primeira medalha paralímpica do país em Tóquio 2020.
- Melhor Atleta Paralímpico Masculino - Nathan Torquato (Brasil) - conquistou o ouro no evento masculino até 61kg em Tóquio 2020, confirmando suas previsões antes do início dos Jogos.
- Melhor Árbitra Olímpica - Jasna Golubic (Eslovênia)
- Melhor Árbitro Olímpico Masculino - Andriy Starkov (Ucrânia)
- Melhor Árbitra Paralímpica - Elizaveta Tarasevic (Rússia)
- Melhor Árbitro Paralímpico Masculino - Belmir Berberovic (Bósnia)
- Melhor Treinador Olímpico - Dragan Jovic (Sérvia)
- Melhor Treinador Paralímpico - Rodrigo Ferla (Brasil)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.