Topo

Diogo Silva

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Diogo: Luan San leva o breaking aos Jogos Mundiais de Dança Esportiva

O b-boy Luan San será o único brasileiro do breaking a disputar os Jogos Mundiais de Dança Esportiva - Divulgação/CNDD
O b-boy Luan San será o único brasileiro do breaking a disputar os Jogos Mundiais de Dança Esportiva Imagem: Divulgação/CNDD

03/02/2022 19h09

O b-boy Luan San, do breaking, conquistou vaga para disputar os Jogos Mundiais de Dança Esportiva. San, de 30 anos, é o único brasileiro a conquistar uma vaga na modalidade que faz sua estreia na competição. O evento será realizado em 17 de julho, em Birmingham, nos Estados Unidos.

Os Jogos Mundiais de Dança Esportiva são disputados desde 1997, com uma nova edição a cada quatro anos. É como se fosse uma mini Olimpíada.

O evento terá 11 dias de duração e é organizado pela Federação Mundial de Dança Esportiva (WDSF, na sigla em inglês) com o apoio do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Nas últimas seis edições, o breaking não fez parte do evento. A edição dos Estados Unidos, que será a maior e a mais completa já realizada, haverá a divisão da dança em quatro grupos: latina, rock n' roll, standard e breaking. Os últimos Jogos foram realizados foram em 2017, na Polônia. A expectativa é de que, este ano, 3.600 atletas de 100 países estejam no evento.

O paulista Luan conquistou a vaga ao ficar em quarto lugar no Campeonato Mundial, realizado em Paris, em dezembro de 2021. Os 10 melhores no Mundial, entre homens e mulheres, vão participar do evento.

Desde o momento que o breaking se tornou olímpico, as portas passaram a se abrir para a modalidade, que ainda se vê mais como uma cultura do que esporte. Mas a dança marginalizada que faz parte da cultura hiphop está conquistando cada vez mais espaço.