Topo

Fábio Seixas

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Hamilton e Schumacher, cada vez mais parecidos

Schumacher e Hamilton em entrevista coletiva antes do GP de Mônaco de 2012 - Clive Mason/Getty Images
Schumacher e Hamilton em entrevista coletiva antes do GP de Mônaco de 2012 Imagem: Clive Mason/Getty Images

Colunista do UOL

03/04/2021 10h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quem assistiu ao GP do Bahrein notou que, na 42ª volta, a transmissão chamou a atenção para mais um recorde histórico quebrado pelo inglês.

Hamilton tornou-se, naquele momento, o piloto com mais voltas lideradas na história da F-1, superando as 5.111 de Schumacher. Como liderou mais 14 até a bandeirada, a conta agora está em 5.126. E contando...

Na própria bandeirada, aliás, quebrou mais uma marca do alemão. O pódio do Bahrein foi o 117º do inglês pela Mercedes. Até então, estava empatado com o ferrarista Schumacher como o piloto com mais pódios pela mesma equipe. Haja estante para tanto troféu.

Mas não ficou só aí. Um outro recorde emblemático, dos mais significativos, foi igualado na prova que abriu a temporada. Uma marca que foi pouco badalada nos últimos dias, mas que ajuda a dar peso para esses dois gigantes do automobilismo, Hamilton e Schumacher.

A primeira vitória do inglês na F-1 foi logo no campeonato de estreia, 2007, no Canadá. De lá para cá, venceu GPs todos os anos. Com a vitória no Bahrein, são agora 15 temporadas consecutivas vencendo corridas.

Até agora, o único piloto a conseguir isso na história da categoria havia sido Schumacher. Venceu pela primeira vez em 1992, seu segundo ano na F-1, na Bélgica. E seguiu ganhando corridas todos os anos até 2006. Fez as contas?

Quinze anos como protagonista de um esporte de elite é algo raro. É um feito que requer níveis de condicionamento físico e mental absurdos, inimagináveis para simples mortais . O sujeito, para conseguir isso, tem que ser quase um maníaco, alguém dotado de uma obstinação extraordinária.

Hamilton é assim. Schumacher foi. E ano após ano, recorde após recorde, fica mais claro que esses dois personagens, esses dois heptacampeões da F-1, não se opõem. Pelo contrário. São cada vez mais parecidos.