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Mercedes se recusa a tirar fotos para festa de fim de ano da FIA
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O estremecimento nas relações entre a Mercedes e a FIA ganhou contornos de hostilidade.
A montadora se recusou a participar da sessão de fotos das equipes campeãs mundiais das categorias chanceladas pela entidade, tradição de fim de ano.
É um desfalque importante, que deixará um buraco na celebração de fim de temporada da Federação Internacional de Automobilismo, nesta quinta-feira.
A marca alemã foi campeã das duas principais categorias promovidas pela FIA: Fórmula 1 e Fórmula E. Mas nenhum dos seus carros aparecerá na celebração _pelo menos não com a mesma produção conferida aos campeões dos Mundiais de Rali e Endurance, por exemplo.
É uma mensagem clara da indignação que ainda toma conta da Mercedes após a conclusão do Mundial, com o título de Verstappen. Nem a confirmação do título Mundial de Construtores, com 28 pontos de vantagem sobre a Red Bull, amenizou a bronca da montadora.
Pode ser um indício também de que a Mercedes entrará com um novo recurso contra o resultado do GP de Abu Dhabi. No domingo, a equipe protocolou uma "intenção de apelo" na FIA. O prazo de 96 horas para confirmar a ida ao tapetão termina nesta quinta, exatamente em meio à festa da entidade.
A cerimônia terá transmissão pelo Facebook da FIA. As entrevistas dos campeões serão mostradas a partir das 13h (de Brasília) e a premiação acontece a partir das 17h.
Imaginem o climão se, em meio ao evento, vier a notícia de que a Mercedes insiste em mudar o resultado do Mundial...
Em tempo: as chances de a FIA mudar o troféu de mãos são mínimas. No domingo, os dois primeiros recursos da Mercedes foram rejeitados pelos comissários de Abu Dhabi. Mas talvez seja só isso que a montadora queira no momento: estragar a festa alheia, um troco pelo que viveu no domingo.
Alheios aos bastidores políticos, dez pilotos aceleraram nesta quarta em Abu Dhabi, no segundo e último dia de testes de pneus pós-temporada.
Ontem escrevi que não dava para concluir nada desses testes. São equipes testando componentes diferentes, pneus diferentes, pilotos com motivações e ambições diferentes.
A prova está aqui: o russo Robert Shwartzman, com a Haas, foi o mais rápido do dia, com 1min25s348. Ele usou o carro de 2021, com pneus de 13 polegadas.
Todos os outros andaram com carros adaptados para 2022, usando os novos pneus de 18 polegadas. Norris foi o melhor dessa turma, a 0s461 do russo. Além dos pneus maiores, ele testou também novas calotas para as rodas traseiras, com lâmpadas de LED.
"A ideia é usar as calotas para ações de marketing", explicou Mario Isola, o chefe da Pirelli.
Onde vamos chegar?
Vettel foi o terceiro, a 1s031 de Shwartzman, seguido por Russell, agora na Mercedes, e Gasly. Pietro foi o décimo e último colocado, a 3s274 do russo.
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