Topo

Fábio Seixas

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Primeiro carro da F1 para 2022 segue cartilha e não surpreende

O modelo VF-22, carro da Haas para a temporada 2022 da Fórmula 1 - Haas
O modelo VF-22, carro da Haas para a temporada 2022 da Fórmula 1 Imagem: Haas

Colunista do UOL

04/02/2022 08h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

É irônico que o primeiro lançamento da "nova era da F1" propalada pela Liberty tenha sido o do patinho feio do grid.

Nesta sexta, a Haas, última colocada no Mundial de Construtores de 2021 e forte candidata a repetir o feito em 2022, mostrou o VF-22 em suas redes sociais.

É o primeiro carro a ser lançado sob o novo Regulamento Técnico da categoria, que promete uma revolução no visual e na dinâmica das corridas.

As novas regras impõem carros livres de penduricalhos aerodinâmicos, com rodas de 18 polegadas e com asa traseira menor. O assoalho passará a ser o grande responsável pela pressão aerodinâmica, no retorno do efeito-solo, que estava proibido havia 30 anos.

haas2 - Haas - Haas
Modelo VF-22, o carro da Haas para a temporada 2022 da Fórmula 1
Imagem: Haas

O plano da FIA é que os carros gerem menos turbulência, facilitando as aproximações e, consequentemente, ultrapassagens. Empresa de mídia e entretenimento, a Liberty está de olho em melhorar a qualidade do espetáculo.

Em linhas gerais, o VF-22 não difere muito do protótipo mostrado pela F1 em Silverstone, no já distante julho do ano passado.

A asa dianteira mostrada nesta sexta é grande e chega a ser grosseira. O carro é liso, sem os apêndices que se tornaram comuns em temporadas passadas e que profanavam o visual. A asa traseira é realmente menor, uma peça integrada, mas também sem surpresas.

A pintura segue o esquema do ano passado, com as cores da Rússia e o patrocínio da Urakali, gigante russa do ramo de fertilizantes.

Não houve cerimônia, não houve declarações dos pilotos ou dirigentes. O que é outra ironia. Americana como a Liberty, a Haas não é exatamente uma especialista na arte de entreter.

haas3 - Haas - Haas
Visão traseira do VF-22, carro da Haas para a temporada que começa em 20 de março
Imagem: Haas

Antes, Mick Schumacher e Nikita Mazepin precisam fazer o carro andar.

O motor Ferrari permite isso. Em Barcelona, a partir do dia 23, saberemos se o chassi responde.

As surpresas, espero, estão guardadas para os próximos lançamentos. A previsão é de dias intensos pela frente. Na quarta que vem será a vez de a Red Bull mostrar seu carro, seguida por Aston Martin, na quinta, e McLaren, na sexta. Depois virão AlphaTauri (dia 14), Ferrari (17), Mercedes (18), Alpine (21) e Alfa Romeo (27).