Topo

Fábio Seixas

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Red Bull deixa claro que só veremos os carros novos no Bahrein

Vista traseira do RB18, o carro da Red Bull para a temporada 2022 da F1  - Bryn Lennon/Getty Images/Red Bull
Vista traseira do RB18, o carro da Red Bull para a temporada 2022 da F1 Imagem: Bryn Lennon/Getty Images/Red Bull

Colunista do UOL

09/02/2022 14h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ao que tudo indica, só veremos os verdadeiros novos carros da F1 no fim de semana do GP do Bahrein, que abrirá a temporada 2022, no mês que vem.

Nesta quarta-feira foi a vez de a Red Bull, vice-campeão mundial, mostrar seu modelo, o RB18. Na semana passada, a Haas já havia inaugurado a temporada de lançamentos, com o VF-22.

São equipes em extremos opostos do grid, mas com uma estratégia em comum: esconder o jogo. O que foi tratado como piada no caso da Haas surge como tendência agora: o carro exibido mais parece o protótipo mostrado pela FIA em julho do ano passado, apenas com novas cores.

As imagens mostradas não revelam nada chocante, nenhuma solução técnica surpreendente, nenhuma sacada de engenharia. No caso da Haas, tudo normal. Numa equipe que tem o comando técnico de um gênio como Newey, era de se esperar alguma graça no carro. Necas.

rb181a - Lennon/Getty Images/Red Bull - Lennon/Getty Images/Red Bull
O RB18, carro da Red Bull para a temporada 2022 da F1, apresentado nesta quarta-feira
Imagem: Lennon/Getty Images/Red Bull

Isso não quer dizer que o RB18 será um carro ruim ou igual aos outros. Carro bonito é o que vence, dizia Enzo Ferrari. Mas se Newey criou alguma novidade, se explorou alguma brecha do regulamento, guardou a sete chaves para o último momento, a abertura do Mundial.

O RB18 mostrado hoje tem bico e asa traseira ligeiramente diferentes do protótipo da FIA. De resto, é bastante parecido, sem apêndices aerodinâmicos ao longo do chassi e com o mesmo esquema de pintura do último ano.

rb18vb - Bryn Lennon/Getty Images/Red Bull - Bryn Lennon/Getty Images/Red Bull
Detalhe da entrada de ar do RB18, modelo apresentado pela Red Bull para o próximo Mundial
Imagem: Bryn Lennon/Getty Images/Red Bull

As novidades são a ausência da marca Honda, embora saibamos que os japoneses continuarão produzindo os motores do time até 2025, e o número 1 pintado no bico _desde 2014, com Vettel, um campeão do mundo não fazia uso da tradição.

A apresentação em si foi um programa de TV de 33 minutos, com direito a um pré-show engraçadinho, gravado, que mostra Verstappen chegando à fábrica no carro do ano passado. Faltou criatividade. A íntegra está abaixo.

Tim Warwood e Adam Gendle, os mestres de cerimônia, abriram o evento anunciando que a transmissão estava sendo compartilhada por influenciadores do mundo todo e então chamaram uma retrospectiva de 2021 apresentada pelos pilotos _que morreriam de fome se tivessem de trabalhar diante das câmeras.

Assistimos a grandes momentos da última temporada entremeados por frases dos dois pilotos e de Horner, o chefe da equipe: Mônaco, as duas corridas na Áustria, Japão, Holanda, México e, claro, Abu Dhabi. O clipe termina com a frase "Max Verstappen, você é campeão mundial!"

Vieram então as entrevistas, começando com Horner, que anunciou a Oracle como "title sponsor" em 2022. Oficialmente, a equipe será inscrita como Oracle Red Bull Racing.

"Parece que foi ontem. 2021 vai entrar pra história como uma das melhores temporadas de todos os tempos. Não consigo lembrar de uma disputa tão apertada entre dois pilotos, da primeira à última corrida", disse o chefe da equipe, sobre a decisão do último Mundial.

Ele deixou claro que os papéis de seus dois pilotos: Verstappen partirá em busca do bi, Pérez está lá apenas para ajudá-lo. "Agora temos o número 1 no carro e nosso desafio é manter esse número 1, defender o título com Max."

maxperexz - Bryn Lennon/Getty Images/Red Bull  - Bryn Lennon/Getty Images/Red Bull
Max Verstappen e Sergio Pérez no lançamento do novo carro da Red Bull
Imagem: Bryn Lennon/Getty Images/Red Bull

Verstappen iniciou sua primeira apresentação de carro como campeão mundial à moda Raikkonen: disse que não sentia nada de diferente. "Foram boas férias. Recarreguei as baterias e estou ansioso para entrar logo no carro."

Falou, também, sobre as novas regras. "É um enorme desconhecido. Me sinto bem, tenho que me preparar fisicamente, mas estou curioso para ver como o carro vai se comportar na pista. Não é apenas um upgrade do ano passado, é muito diferente."

Pérez classificou o ano passado como "desafiador" e as novas regras como um "início do zero" para todas as equipes do grid.

O RB18 só apareceu nos 10 minutos finais do programa. Primeiro, numa simulação de computador. Depois, à frente dos pilotos e de Horner, que deixou claro que o lançamento foi mais um ato simbólico do que qualquer outra coisa.

"São novas regras, as coisas vão evoluir muito rápido. O carro da primeira corrida não vai parecer muito com este", disse.

Os próximos dias serão intensos. Na quinta, a Aston Martin vai mostrar seu novo carro. Na sexta será a vez da McLaren. Depois virão AlphaTauri (dia 14), Ferrari (17), Mercedes (18), Alpine (21) e Alfa Romeo (27).

Já não espero mais novidades. Os verdadeiros lançamentos acontecerão em 18 de março, dia do primeiro treino livre para o GP do Bahrein.