Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Novo F1 da Aston Martin encanta à primeira vista
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Não sei o que me deixou mais feliz no lançamento do Aston Martin: finalmente ver um carro de verdade, contradizendo meu pessimismo da véspera, ou o fato de o AMR22 ser exuberante.
O modelo mostrado hoje em Gaydon, sede da montadora, encanta à primeira vista. A pintura deixou de lado o rosa da BWT, antiga patrocinadora do time desde os tempos de Force India, e assumiu enfim o "british racing green", o esquema de cores clássico dos carros de corrida britânicos. (Sim, sou um saudosista-tradicionalista e essas coisas me pegam.)
Como no caso do decepcionante lançamento da Red Bull, na quarta, a Aston Martin produziu um programa especial para a apresentação. Até a duração foi parecida, cerca de 35 minutos.
Mas as coincidências param aí.
Em vez de um clipe engraçadinho, a Aston Martin optou por abrir o show com um vídeo de superação, baseado no seu mote para esta temporada: "we climb together", algo na linha "subimos juntos" ou "evoluímos juntos". O VT termina com Vettel e Stroll num carro da marca, no alto de uma montanha. Mais verossímil do que Verstappen pelas ruas com um F1.
Corte para a transmissão ao vivo, sem firulas. Stroll, o pai, dono da coisa toda, falou em valores como excelência e performance e destacou o fato de a Aston Martin, hoje, ser a única fabricante independente de carros de luxo.
"A Aston Martin voltou à F1 em 2021. O ano passado foi só o primeiro de um plano para cinco temporadas. Queremos vencer, mas sabemos que não é fácil. Por isso que há esse planejamento de cinco anos. Nossa jornada de crescimento continuará neste ano", disse.
Chegou então o grande momento. Após uma contagem regressiva e um jogo de luzes e laser, o AMR22 veio ao mundo.
É um carro real, que já na sexta-feira andará em Silverstone para uma sessão de filmagem _o que é autorizado pelo regulamento.
É um carro que parece robusto, que impõe respeito.
É um carro que traz algumas novidades, como entradas de ar laterais quadradas e menores, múltiplos cortes na carenagem para saída de ar e refrigeração dos radiadores e, principalmente, uma asa traseira com apenas um elemento e o DRS _uma solução bem diferente das apresentadas até aqui por Haas, Red Bull e pelo próprio protótipo da F1.
"Ver o carro pela primeira vez é sempre um momento especial. Com as novas regras, os carros são muito diferentes, mas é empolgante", disse Stroll, o filho.
"São tantas novidades neste ano, tantos pontos para descobrir... Não vejo a hora de sentar neste carro", afirmou Vettel, ostentando uma cabeleira que contrasta com a calvície dos tempos de Ferrari. A vida sem tanto estresse é milagrosa.
É claro que veio a pergunta para Vettel sobre o nome que dará para o carro nesta temporada. "Preciso sentir o carro antes. Depende muito de como será pilotá-lo. É algo que só surge pouco antes do começo do campeonato, num papo com os mecânicos. Mas com certeza vamos achar algo engraçado e apropriado", completou o tetracampeão.
Em 2021, a Aston Martin ficou em sétimo no Mundial de Construtores, com 77 pontos, à frente apenas de Williams, Alfa Romeo e Haas. Ficou distante da Alpha Tauri, a sexta colocada, que marcou quase o dobro: 142.
"Subir", "escalar", "evoluir" será uma tarefa complicada neste ano. Sim, o motor Mercedes é um trunfo, mas o carro precisa ajudar. Lindo, ele é. Agora precisa mostrar eficiência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.