Topo

Fábio Seixas

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Novo F1 da Aston Martin encanta à primeira vista

O AMR22, carro da Aston Martin para a temporada 2022 da F1, apresentado nesta quinta-feira  - Divulgação/Aston Martin
O AMR22, carro da Aston Martin para a temporada 2022 da F1, apresentado nesta quinta-feira Imagem: Divulgação/Aston Martin

Colunista do UOL

10/02/2022 14h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não sei o que me deixou mais feliz no lançamento do Aston Martin: finalmente ver um carro de verdade, contradizendo meu pessimismo da véspera, ou o fato de o AMR22 ser exuberante.

O modelo mostrado hoje em Gaydon, sede da montadora, encanta à primeira vista. A pintura deixou de lado o rosa da BWT, antiga patrocinadora do time desde os tempos de Force India, e assumiu enfim o "british racing green", o esquema de cores clássico dos carros de corrida britânicos. (Sim, sou um saudosista-tradicionalista e essas coisas me pegam.)

Como no caso do decepcionante lançamento da Red Bull, na quarta, a Aston Martin produziu um programa especial para a apresentação. Até a duração foi parecida, cerca de 35 minutos.

Mas as coincidências param aí.

Em vez de um clipe engraçadinho, a Aston Martin optou por abrir o show com um vídeo de superação, baseado no seu mote para esta temporada: "we climb together", algo na linha "subimos juntos" ou "evoluímos juntos". O VT termina com Vettel e Stroll num carro da marca, no alto de uma montanha. Mais verossímil do que Verstappen pelas ruas com um F1.

Corte para a transmissão ao vivo, sem firulas. Stroll, o pai, dono da coisa toda, falou em valores como excelência e performance e destacou o fato de a Aston Martin, hoje, ser a única fabricante independente de carros de luxo.

"A Aston Martin voltou à F1 em 2021. O ano passado foi só o primeiro de um plano para cinco temporadas. Queremos vencer, mas sabemos que não é fácil. Por isso que há esse planejamento de cinco anos. Nossa jornada de crescimento continuará neste ano", disse.

aston1 - Aston Martin - Aston Martin
Visão traseira do AMR22, o carro da Aston Martin para a temporada que começa em março
Imagem: Aston Martin

Chegou então o grande momento. Após uma contagem regressiva e um jogo de luzes e laser, o AMR22 veio ao mundo.

É um carro real, que já na sexta-feira andará em Silverstone para uma sessão de filmagem _o que é autorizado pelo regulamento.

É um carro que parece robusto, que impõe respeito.

É um carro que traz algumas novidades, como entradas de ar laterais quadradas e menores, múltiplos cortes na carenagem para saída de ar e refrigeração dos radiadores e, principalmente, uma asa traseira com apenas um elemento e o DRS _uma solução bem diferente das apresentadas até aqui por Haas, Red Bull e pelo próprio protótipo da F1.

aston3  - Aston Martin - Aston Martin
Visão lateral do AMR22, carro que a Aston Martin lançou nesta quinta-feira em sua sede, na Inglaterra
Imagem: Aston Martin

"Ver o carro pela primeira vez é sempre um momento especial. Com as novas regras, os carros são muito diferentes, mas é empolgante", disse Stroll, o filho.

"São tantas novidades neste ano, tantos pontos para descobrir... Não vejo a hora de sentar neste carro", afirmou Vettel, ostentando uma cabeleira que contrasta com a calvície dos tempos de Ferrari. A vida sem tanto estresse é milagrosa.

aston2  - Aston Martin - Aston Martin
Lance Stroll e Sebastian Vettel, que pelo segundo ano formarão a dupla da Aston Martin na F1
Imagem: Aston Martin

É claro que veio a pergunta para Vettel sobre o nome que dará para o carro nesta temporada. "Preciso sentir o carro antes. Depende muito de como será pilotá-lo. É algo que só surge pouco antes do começo do campeonato, num papo com os mecânicos. Mas com certeza vamos achar algo engraçado e apropriado", completou o tetracampeão.

Em 2021, a Aston Martin ficou em sétimo no Mundial de Construtores, com 77 pontos, à frente apenas de Williams, Alfa Romeo e Haas. Ficou distante da Alpha Tauri, a sexta colocada, que marcou quase o dobro: 142.

"Subir", "escalar", "evoluir" será uma tarefa complicada neste ano. Sim, o motor Mercedes é um trunfo, mas o carro precisa ajudar. Lindo, ele é. Agora precisa mostrar eficiência.