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Novo AlphaTauri segue Aston Martin e nasce com missão ambiciosa
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O lançamento, propriamente dito, não houve. Pilotos não falaram, chefe de equipe não apareceu. Mas o carro agradou.
A AlphaTauri lançou nesta segunda-feira o AT03, seu modelo para a temporada 2022, com soluções muito parecidas com as adotadas pela Aston Martin, equipe mais elogiada até agora nesta leva de apresentações.
Às 8h de Brasília, a equipe de Faenza, caçula da família Red Bull na F1, disparou um vídeo de apenas 2min30s nas redes. Mais pareceu uma apresentação de moda, com Tsunoda e Gasly fazendo cara de mau em meio a um cenário futurista.
O carro piscou na tela, apareceu por poucos segundos e foi isso.
Instantes depois, alvíssaras, a equipe divulgou quatro fotos nas redes sociais. Finalmente foi possível olhar com atenção para alguns detalhes do carro.
O AT03 tem o bico elevado, como a Aston Martin. Mais do que a McLaren. E muito mais do que a Red Bull, curiosamente. O que leva até a uma desconfiança.
Diante de uma mudança tão radical no Regulamento Técnico, será que isso não foi planejado? Será que a Red Bull não mandou cada projetista por um caminho para depois entender quem acertou?
Ter quatro carros na pista, em vez de dois, é uma clara vantagem da fabricante de energéticos nesse desafio de entender melhor os efeitos das novas regras.
Em comum com o AMR22, da Aston Martin, o novo carro da AlphaTauri também tem entradas de ar laterais quadradas e o desenho aerodinâmico da lateral do carro mais radical, com uma queda abrupta na linha entre o cockpit e as rodas traseiras.
A asa traseira apresentada hoje é diferente, em M, mais próxima da equipe irmã. Mas isso deve mudar muito até a abertura do Mundial, no Bahrein. O AT03 também não traz aqueles rasgos na carenagem, ou guelras, como o Aston Martin. Neste aspecto, é mais próximo do MCL36, o carro da McLaren.
Ah, sim: como no caso da Red Bull, traz a sigla "HRC" na pintura. Honda Racing Corporation. Qualquer que seja o nome na etiqueta, o motor que empurrará o novo carro será Honda.
É um carro que nasce com a missão de fazer o que o antecessor não fez. Há um ano, exaltávamos as soluções do AT02 e apontávamos a equipe como candidata a brigar com McLaren e Ferrari pelo terceiro posto do Mundial. Passou longe disso: foi sexta colocada.
Mas não é justo colocar este peso apenas no carro. Dos 142 pontos conquistados pelo time em 2021, 110 vieram com Gasly. Mais do que o AT03, quem estará à prova nesta temporada será Tsunoda. E a avaliação não será apenas pelos pontos da tabela. O trabalho com os engenheiros para desenvolver o carro será fundamental neste ano, em todas as equipes.
A paciência da AphaTauri pode não durar até o fim do campeonato.
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