Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Alpine lança carro para buscar 'missão impossível'
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Um carro com linhas radicais na lateral, com bico alto e com uma mudança no formato do motor é a aposta da Alpine para a temporada 2022 da F1.
Nesta segunda, a equipe francesa tornou-se a penúltima da categoria a mostrar seu modelo para o campeonato que começa no mês que vem.
"A lateral é uma parte chave do carro com este novo regulamento", explicou Matt Harman, diretor técnico da equipe, enquanto dava uma volta pelo protótipo exibido em Paris _o carro real já está em Barcelona, onde amanhã faz um shakedown.
Sobre a lateral, com um desenho que mostra uma queda brusca em direção ao assoalho, Harman disse estar atento ao que outras equipes vêm apresentando.
"Perdemos apêndices aerodinâmicos nas laterais dos carros. Prestamos muita atenção no que as outras equipes fizeram até agora. Estamos tentando entender qual vai ser a melhor solução."
O Regulamento Técnico da F1 para esta temporada é uma revolução em relação aos anos anteriores. Os aerofólios são menores, e os carros passarão a ser mais dependentes do assoalho para "grudar" no chão.
O objetivo é facilitar a aproximação dos carros na pista, proporcionando mais ultrapassagens.
O motor da equipe francesa é outra novidade.
Os franceses optaram por um design de turbo e compressor semelhante ao usado pela Mercedes. Na entrevista pré-lançamento, Laurent Rossi, CEO da Alpine, admitiu que vai ser um aprendizado e que quebras são esperadas. Mas destacou que, no momento, a prioridade do time é buscar mais desempenho, mesmo que este seja o preço a pagar.
A pintura também chama a atenção. O carro da Alpine agora leva o rosa da BWT, empresa austríaca de tratamento de água. A marca já esteve na Force India e na Aston Martin.Nas duas primeiras corridas do ano, aliás, a Alpine correrá com uma pintura diferente, com o rosa predominando, em referência à chegada da nova patrocinadora.
Szafnauer, novo chefe da equipe, vindo justamente da Aston Martin, foi fundamental neste acordo.
O evento de lançamento foi transmitido pelas redes sociais. E Szafnauer, com passagens anteriores por BAR, Jaguar, Honda, Force India, foi uma das atrações. "Eu trago meu estilo de liderança, minha capacidade de manter a equipe unida em busca de um objetivo", disse o romeno-americano.
Com o A522, conhecemos agora todos os carros da temporada. A Alfa Romeo só vai apresentar seu esquema de cores no domingo, mas já testou na Itália usando uma pintura camuflada.
O novo carro da equipe francesa tem uma missão duríssima nesta temporada: superar 2021. No ano passado, a equipe conseguiu uma surpreendente vitória, no maluco GP da Hungria, com Ocon.
Em condições normais de temperatura e pressão, no mano a mano, na base da potência e da aerodinâmica, a coisa será muito mais difícil.
"Sabemos que vai ser uma espécie de maratona para o topo. É importante progredir ano a ano. Aprendemos muito no ano passado e tomamos decisões importantes para estruturar essa equipe", disse Luca de Meo, CEO da Renault. "Uma das imagens que mais gosto do último campeonato foi a do Fernando abraçando Esteban. Esta irmandade é importante."
"Temos que ser realistas. As novas regras mudaram completamente o cenário. É uma oportunidade, mas só saberemos onde estamos quando todos estiverem na pista", declarou Rossi.
A hora está chegando.
A Alpine, Ocon, Alonso e toda a concorrência começarão nesta semana a ter alguma ideia sobre como ficou a relação de forças da F1 após as mudanças no regulamento. Entre quarta a sexta-feiras, as dez equipes testarão em Barcelona com seus novos modelos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.