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Leclerc encaixa volta voadora e mantém alternância de poles na F1
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O Mundial 2022 da F1 é uma gangorra. E, neste sábado, Leclerc e a Ferrari terminaram no alto.
O monegasco conseguiu a pole position para o GP de Miami, quinta etapa do campeonato. É sua 12ª pole na carreira e a terceira no ano, mantendo uma incrível alternância com Verstappen.
Desde que a temporada começou, os dois adversários na luta pelo título vêm se revezando nas poles e vitórias. No Bahrein, deu Leclerc. Na Arábia Saudita, Verstappen. Na Austrália, Leclerc. Em Ímola, Verstappen. Neste sábado, com uma voltaça nos instantes finais da classificação, o monegasco manteve a escrita. Resta o mais importante: a segunda parte, no domingo.
"É incrível. Tudo correu bem hoje. Vamos largar da pole, mas temos que terminar o trabalho", disse Leclerc.
Os primeiros metros, pelo menos, devem trazer alguma segurança ao líder do Mundial: Sainz, seu companheiro, larga em segundo.
Verstappen chegou a sentir o gosto da pole, mas sai apenas em terceiro. Pérez, seu companheiro, larga ao lado.
Foi a conclusão de um dia complicado na pista de Miami. Teve muita festa, muita badalação, muita bajulação, e isso é do jogo. A Liberty é uma empresa americana de entretenimento, e o promotor do GP mergulhou de cabeça na ideia de fazer do seu evento um grande espetáculo.
Só não capricharam no mais importante, o lado esportivo da coisa.
O circuito tem muitos problemas, a começar pelo asfalto pouco aderente e muito ondulado. Sair do traçado para tentar uma ultrapassagem será extremamente arriscado, e isso afeta diretamente a qualidade da corrida. A largura mais estreita no trecho final também não ajuda.
Em suma, é uma porcaria. Tudo o que a F1 não precisava era de outro circuito em estacionamento de estádio. Sochi saiu, por questões externas ao esporte, mas chegou Miami, com contrato até 2031! Só resta esperar que arrumem as coisas para o ano que vem e que Las Vegas, com contrato por três anos a partir de 2023, não vá pelo mesmo caminho.
No último treino livre, Pérez foi o mais rápido, seguido por Leclerc e Verstappen. As Mercedes voltaram a andar lá atrás. Entre as várias escapadas e totós no muro, Ocon foi quem se deu pior: quebrou o chassi do Alpine no muro e ficou fora da definição do grid. Largará em último.
A classificação aconteceu com 33°C no ar, 53° na pista. Logo de cara, Leclerc cravou o melhor tempo do fim de semana, 1min29s474. Verstappen não o alcançou, ficou a 0s362. Pérez, Sainz, Hamilton e Alonso vieram na sequência. Foi legal acompanhar pela TV quase que a totalidade da única volta lançada do heptacampeão: aparentemente ele pegou a mão do carro.
Os cortados foram Magnussen, Zhou, Albon e Latifi.
Veio o Q2, e o duelo continuou. Verstappen logo fez 1min29s202, mas Leclerc deu o troco nos minutos finais: 1min29s130. Norris foi o terceiro, seguido por Pérez e Sainz. Fechando o top 10, Bottas, Hamilton, Stroll, Tsunoda e Gasly.
Dançaram Alonso, Russell, Vettel, Ricciardo e Schumacher.
"Desculpas. Hoje eu não estava com confiança no carro", disse Russell, pelo rádio, depois de dar uma bela rabeada na sua tentativa de volta rápida.
A Mercedes evoluiu, isso está claro, mas ainda há um enorme caminho pela frente...
Chegou o momento da decisão, o Q3. Na primeira série de voltas, Verstappen foi o primeiro a andar na casa de 1min28s: fez 1min28s991. Leclerc ficou a 0s064.
Fatura encerrada? Na Red Bull, já havia um certo ar de conforto.
Mas ainda havia tempo no cronômetro. E Leclerc e Sainz deram show. O monegasco cravou 1min28s796, novo recorde da pista, uma volta impressionante. Sainz ficou a 0s214. Verstappen ficou a 0s220.
A terceira fila terá dois velhos conhecidos, Bottas e Hamilton. Gasly, Norris, Tsunoda e Stroll completam as cinco primeiras filas do grid.
"Se lembrarmos do que aconteceu ontem, tenho que ficar feliz. Amanhã vai ser um dia interessante, acho que podemos fazer um bom trabalho", disse Sainz.
Verstappen não estava muito satisfeito. "Fiquei surpreso em sermos tão competitivos na classificação. Acho que fizemos um bom trabalho, mas precisamos começar a tornar nossos fins de semana menos difíceis", afirmou o campeão.
Quebrar a alternância deste início de campeonato não vai ser fácil.
A Ferrari mostrou em Miami que consegue encontrar milésimos de segundo quando parece impossível.
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