Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Leclerc crava 4ª pole seguida e corre para terminar o serviço
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A primeira parte da missão, mais uma vez, foi cumprida com brilho. Leclerc cravou o melhor tempo na classificação e vai largar na ponta do grid do GP do Azerbaijão. É sua sexta pole position em oito etapas do Mundial, a quarta consecutiva, a 15ª na carreira, a segunda no circuito de Baku.
Falta o mais difícil, o calcanhar de Aquiles da Ferrari: completar o serviço.
Depois de um início de campeonato arrasador, Leclerc e a escuderia italiana perderam a mão e, pior, as lideranças dos dois Mundial. Apesar de tantas poles, foram apenas duas vitórias até agora. Baku será mais uma chance de redenção para o monegasco e sua trupe.
Pérez larga em segundo. A segunda fila terá Verstappen e Sainz. O holandês atrás do mexicano de novo? Taí outra história que será interessante acompanhar...
A largada do GP do Azerbaijão acontece às 8h (horário de Brasilia) do domingo.
A sessão começou 15 minutos depois do planejado, fruto de um atraso gerado na corrida da F2 e que foi empurrando toda a programação _Drugovich foi quinto, duas posições à frente de Pourchaire, e aumentou de 32 para 34 pontos sua vantagem na liderança no campeonato.
O fim de tarde em Baku teve 25°C no ar, 37° no asfalto, um lusco-fusco que incomodava os pilotos, mas uma brisa leve que deixou o trabalho menos complicado.
O Q1 vinha correndo bem até que Stroll aprontou de novo. O canadense conseguiu a proeza de errar duas vezes em dois minutos. Primeiro, acertou as barreiras da curva 8. Deu ré, voltou pra pista, tentou abrir outra volta, mas arrebentou a dianteira na curva 2. Bandeira vermelha.
Quando os boxes foram reabertos, faltavam pouco menos de 3 minutos para o fim. Tempo para uma volta de aquecimento e outra lançada, mais nada.
Magnussen, Albon, Latifi, Stroll e Schumacher se deram mal. Foram cortados.
Lá na frente, o melhor tempo foi de Verstappen, 1min42s722, seguido por Pérez, Leclerc e Sainz. A Red Bull começava a colocar as mangas de fora...
Veio o Q2. E mais uma vez a equipe austríaca mostrou força.
Pérez cravou 1min41s955, 0s0s91 melhor do que Leclerc. Sainz e Verstappen vieram na sequência. Gasly, Hamilton, Vettel, Russell, Alonso e Tsunoda completaram o top 10.
Dançaram Norris, Ricciardo, Ocon, Zhou e Bottas.
O inglês da McLaren reclamou muito de ter sido bloqueado por Hamilton na sua última volta. E foi mesmo. Não será surpresa se vier uma punição para o heptacampeão.
E chegou então o momento da decisão, o Q3.
Na primeira série de voltas lançadas, Sainz fez 1min41s814, 0s047 melhor do que Leclerc. Pérez e Verstappen ficaram mais atrás.
Todo mundo foi para os boxes, colocou pneus novos.
Na última chance, Sainz errou e perdeu a oportunidade de melhorar. Leclerc não desperdiçou.
Voou na pista, arrancou uma volta impressionante, fez 1min41s359 e conquistou a pole!
"Todas as poles são legais, mas esta eu não esperava. Achava que a Red Bull estivesse melhor, mas tudo funcionou na última volta. Estou bem animado para a corrida", afirmou o monegasco.
Como nos três últimos GPs, ele vai dormir feliz no sábado. Mas tudo o que ele espera é uma noite parecida no domingo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.