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Fábio Seixas

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Chuva de Silverstone premia insistência de Sainz

Carlos Sainz ao lado de Nigel Mansell, campeão de 1992, após cravar a pole position em Silverstone - Ferrari
Carlos Sainz ao lado de Nigel Mansell, campeão de 1992, após cravar a pole position em Silverstone Imagem: Ferrari

Colunista do UOL

02/07/2022 12h16

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"Pole position!"

"Você está brincando. Não é possível."

Sim, foi possível. Foi real. E o diálogo do engenheiro com Sainz, ao fim da classificação para o GP da Inglaterra, escancarou a surpresa do resultado em Silverstone.

É a primeira pole do espanhol, que está na F1 desde 2015 e correrá no domingo seu 150º GP. Ele se torna assim o segundo piloto que mais esperou até cravar a primeira pole _o recorde é de Pérez, que só foi largar na ponta do grid na 216ª tentativa.

Na chuva de Silverstone, veio a redenção.

Verstappen, que errou duas vezes no Q3, larga em segundo. Leclerc e Pérez formam a segunda fila. Hamilton é o melhor Mercedes no grid, em quinto lugar.

Foi um típico dia de verão inglês: céu nublado, garoa fina, chuva apertando de vez em quando. E resolveu apertar minutos antes da classificação, provocando corre-corre nos boxes.

No último treino livre, no seco, a Red Bull deu as cartas. Verstappen foi o mais rápido, seguido por Pérez, com Ferrari e Mercedes disputando o papel de segunda força.

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Max Verstappen, líder do campeonato, se prepara para a sessão classificatória do GP da Inglaterra
Imagem: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull

Como seria na chuva?

Começou com congestionamento no pit lane, todo mundo querendo ir logo pra pista antes que o asfalto ficasse encharcado demais. Os 20 pilotos optaram por pneus intermediários.

Mas logo parou de chover. O fim do Q1 já tinha um trilho de piso seco bem formado e mensagens das equipes aos pilotos informando que não choveria mais. Será?

O melhor tempo no primeiro bloco da classificação ficou com Verstappen, 1min39s129. Leclerc foi o segundo, a 0s717, um fosso. Russell, Hamilton, Sainz e Pérez vieram na sequência.

Os cortados foram Albon, Magnussen, Vettel, Schumacher e Stroll.

O Q2 começou com os engenheiros olhando pro céu, chuva apertando de novo e todos os pilotos ainda calçados com os intermediários. O tal trilho sumiu. Ah, o clima inglês...

"Está ruim. Estamos aquaplanando muito", informou Norris, pelo rádio, a 3 minutos do final.

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Charles Leclerc, da Ferrari, durante a sessão classificatória para o GP da Inglaterra
Imagem: Ferrari

Em condição tão traiçoeira, Verstappen chegou a escapar da pista, mas terminou em primeiro: 1min40s655. Hamilton ficou a 0s407, seguido por Leclerc, Sainz e Russell. Fechando o top 10, Norris, Alonso, Pérez, Zhou e Latifi _pela primeira vez, o canadense avançou para o Q3. Os eliminados foram Gasly, Bottas, Tsunoda, Ricciardo e Ocon.

O Q3 começou com chuva mais amena. Verstappen cometeu dois erros em voltas seguidas, mas quando conseguiu encaixar uma boa volta fez 1min41s055. Leclerc até tentou, mas ficou a 0s243.

Quando a Red Bull já se preparava para comemorar, surgiu Sainz.

O espanhol cravou 1min40s983.

"Foi uma volta muito boa. Eu estava com muita dificuldade em manter o carro no trilho, estava fácil perder a traseira do carro, mas consegui este resultado tão especial. Fiquei surpreso", admitiu o ferrarista, alvo de críticas no começo do ano por não conseguir acompanhar o ritmo do companheiro, Leclerc.

Largando da pole, com Leclerc em terceiro, Sainz terá carta branca da Ferrari para partir em busca da primeira vitória. O fim de semana de Silverstone pode se tornar ainda mais especial para o espanhol.