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Com Leclerc na pole, Ferrari tem chance de vitória histórica em casa
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Em casa, a maior esperança de vitória ferrarista dos últimos tempos.
Leclerc largará na frente no GP da Itália, 16ª etapa do Mundial, no fim de semana que celebra 100 anos da primeira corrida em Monza. Significaria muito para os tifosi...
É a 17ª pole da carreira do monegasco, a oitava no ano, a segunda no mítico circuito italiano.
Uma classificação que pediu uma calculadora ao lado. Ao todo, nove pilotos receberam punições no grid por trocas de elementos da unidade de potência e da caixa de câmbio.
Russell, que larga em segundo, fez apenas o sexto melhor tempo...
A segunda fila terá Norris e Ricciardo. Gasly e Alonso formam a fila seguinte. Verstappen, que fez o segundo melhor tempo na classificação, larga na quarta fila, na sétima posição do grid.
Taí uma coisa chata do atual regulamento. Entendo a preocupação com os custos, mas talvez seja a hora de a FIA flexibilizar os limites de componentes para uma temporada tão longa.
A classificação aconteceu num belo sábado de sol em Monza: 27°C no ar, 40°C no asfalto.
Entre os participantes, uma novidade: De Vries foi escalado pela Williams para substituir Albon, com apendicite. O holandês, campeão da F2 em 2019 e da Fórmula E em 2021, estava tomando café no motorhome da Mercedes quando veio o chamado!
No Q1, Verstappen foi o mais rápido, 1min20s922, vantagem de 0s358 para Leclerc. Sainz, Pérez e Russell vieram na sequência.
Os cortados foram Latifi, Vettel, Stroll, Magnussen e Schumacher _sim, o canadense da Williams levou tempo de De Vries, que nunca havia participado de uma classificação na F1...
Veio o Q2, e aí a Ferrari voltou a respirar esperança.
Sainz foi o mais rápido, com 1min20s878, 0s330 melhor do que Leclerc, o segundo. Fechando o top 10, Verstappen, Pérez, Hamilton, Russell, Norris, Ricciardo, Alonso e Gasly.
Ocon, Bottas, De Vries, Zhou e Tsunoda formaram a turma dos eliminados.
Chegou o momento da decisão.
Na primeira série de voltas rápidas, Sainz comandou a folha de tempos, com 1min20s584. Leclerc ficou a 0s186.
Todo mundo foi para os boxes, colocou pneus novos, partiu para o tudo ou nada.
E aí Leclerc acelerou muito. Fez 1min20s161 e agarrou a pole position. Verstappen tentou estragar a festa, mas ficou a 0s145.
"Estou muito feliz com a minha volta. Espero que possamos repetir 2019", disse o monegasco, referindo-se à sua emocionante vitória de três anos atrás.
É possível. A Ferrari sabe disso. E, diante dos tifosi, seria interessante pensar na estratégia com mais cuidado....
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