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Fábio Seixas

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mundial de F1 com 24 GPs é prova de ganância e corre o risco de cansar

Peça publicitária do GP de Las Vegas, que entrará no calendário da F1 em 2023 - Las Vegas Grand Prix/Twitter
Peça publicitária do GP de Las Vegas, que entrará no calendário da F1 em 2023 Imagem: Las Vegas Grand Prix/Twitter

Colunista do UOL

20/09/2022 12h21

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A megalomania da F1 agora tem desenho, datas, programação. E um novo patamar. Ao anunciar o calendário de 2023 com um recorde de 24 etapas, FIA e Liberty Media deixaram claro que a ganância não tem limites, nem sob o risco de banalizarem seu principal produto.

O Mundial do ano que vem começa em 5 de março, no Bahrein, e só vai terminar em 26 de novembro, em Abu Dhabi. O GP de São Paulo será a antepenúltima etapa, em 5 de novembro.

São três as novidades.

Duas já estavam anunciadas: a volta do Qatar e a (re)estreia de Las Vegas _em 18 de novembro, um sábado à noite, completando a trinca de corridas da F1 no seu novo eldorado, os EUA.

A outra é o retorno da China, após uma ausência de três anos. A confirmação no calendário indica que os dirigentes da categoria conseguiram dobrar os protocolos sanitários em Xangai, que em princípio exigiriam uma longa quarentena para toda a categoria.

China e EUA. Não por acaso, os dois maiores mercados do planeta. E isso explica tudo. A F1 quer aproveitar o recente boom de popularidade para abraçar o mundo, surfar a onda enquanto ela está lá, forte, caudalosa e potente.

Até aí, é do jogo. Compreensível. O problema é exagerar na dose.

Desde que assumiu o comando comercial da categoria, a Liberty só faz inflar o calendário. Em 2017, primeiro ano completo do grupo americano no controle do esporte, o Mundial teve 20 etapas. Em 2018 e 2019, foram 21 corridas. Um recorde de 22 GPs foi anunciado para 2020, mas a pandemia arrasou com os planos: no fim, foram apenas 17, quase um milagre.

FIA e Liberty conseguiram, enfim, fazer 22 etapas no ano passado. Para este ano, anunciaram 23, mas houve um cancelamento: o GP da Rússia, que seria no próximo domingo.

Os dirigentes não desistiram. E foram além. Para 2023, planejaram 24 corridas num intervalo de 39 semanas. Ou seja, haverá GPs em 61% dos domingos entre março e novembro.

Chefe da Liberty, Domenicali sugeriu meses atrás que o novo calendário seria um mix de provas tradicionais, de países emergentes e de mercados consolidados. Além da exclusão do GP da França, não há muito esforço de escolha na programação anunciada hoje. Há, sim, um grande catadão.

É muita coisa.

É muita coisa para as equipes. Haverá cinco dobradinhas e duas sequências de três GPs seguidos (Imola, Mônaco, Barcelona e Austin, Interlagos, México).

Mecânicos, engenheiros, cozinheiros e jornalistas simplesmente não aguentam mais viajar tanto, para tantas corridas emendadas.

A insatisfação já transborda o paddock. No fim da última temporada, a "Autosport" publicou uma carta aberta aos dirigentes, escrita por um mecânico em condição de anonimato

Um trecho: "O que torna este trabalho extremamente extenuante é que não há como descansar, como se recuperar. Você sai de um avião, após um voo na classe econômica que pode ter sido horrível, sem conseguir dormir, e tem que trabalhar. A combinação de mudanças de fusos horários, voos em companhias baratas e trabalho até tarde deixou todo mundo quebrado após a sequência de corridas no México, no Brasil e no Qatar".

Mas a questão principal é que pode ser muita coisa para os fãs também. Uma overdose. Ao tentar bloquear 61% dos domingos dos seus fãs entre março e novembro, FIA e Liberty deveriam considerar a possibilidade de eles e suas famílias preferirem fazer outras coisas.