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Austin terá invasão de pilotos novatos; veja programação da F1 nos EUA
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Uma invasão de pilotos novatos vai marcar o primeiro dia de atividades para o GP dos EUA, em Austin. Quatro das dez equipes do grid vão disponibilizar seus carros para jovens pilotos no primeiro treino livre para a 19ª etapa do Mundial, na sexta-feira.
Será a primeira vez na história da F1 moderna que a Ferrari vai colocar um estreante em um de seus carros num fim de semana de GP. A honra caberá a Robert Shwartzman, 23, vice-campeão da F2 em 2021 e que passou o ano fazendo testes nos simuladores de Maranello. Ele levará a bandeira de Israel no macacão, já que sua outra nacionalidade, a russa, está vetada na categoria.
A hora de acelerar uma F1-75 de verdade chegou. Mas não tem nada a ver com plano de carreira, bondade ou filantropia. É única e exclusivamente por força de uma regra introduzida neste ano na F1.
A escalação de novatos em treinos livres é uma novidade no regulamento deste ano e visa exatamente amenizar a falta de testes, um dos efeitos do esforço da F1 para conter gastos. Ao longo da temporada, cada equipe é obrigada a ceder por duas vezes um de seus carros na primeira sessão para um piloto com menos de dois GPs de experiência.
Muitas equipes empurraram essa obrigação com a barriga. Agora faltam apenas quatro GPs, com apenas três ocasiões reais para escalar os novatos: nos EUA, no México e em Abu Dhabi.
No Brasil não vai acontecer. Tem corrida sprint no sábado, ou seja, apenas um treino livre de uma hora na sexta-feira antes da classificação. É por isso que Drugovich e Pietro só andarão com Aston Martin e Haas, respectivamente, na última etapa do campeonato.
"Estou obviamente ansioso, mas também muito interessado em entender o quão realista é o trabalho que estamos fazendo com o simulador", disse Shwartzman. Sinal dos tempos.
Nesta primeira vez, vai pilotar a Ferrari de Leclerc. Voltará em Abu Dhabi, no carro de Sainz.
Na Williams, a coisa será mais séria. Logan Sargeant, 21, assumirá o carro de Latifi com uma missão na cabeça: mostrar que pode ser titular em 2023. O americano, atual terceiro colocado na F2, é bem cotado para ocupar a vaga do canadense no ano que vem.
A Alfa Romeo escalou o francês Théo Pourchaire, 19, vice da F2. E a McLaren, com uma estratégia cada vez mais incompreensível em relação a seus pilotos, lançará mão de Alex Palou, 25, campeão da Indy no ano passado pela Ganassi _em Abu Dhabi, a equipe inglesa testará outo representante da Indy, o mexicano Pato O'Ward, 23.
Nos bastidores, segue a polêmica sobre o estouro do teto orçamentário de 2021 pela Red Bull.
A novidade é uma carta enviada por Brown, chefe da McLaren, para a FIA, para a Liberty Media e para as equipes que ficaram dentro das regras no ano passado.
No texto, o dirigente diz que estourar o teto "constitui trapaça" e defende que uma punição apenas financeira não será suficiente: pede que o orçamento da equipe austríaca sofra cortes extras em 2023.
A FIA ainda não se pronunciou sobre o veredicto. E a batata deve esquentar no sábado. Brown e Horner estarão lado a lado na entrevista coletiva dos dirigentes.
Segue a programação do GP dos EUA no traço fino do Pilotoons.
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