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Fábio Seixas

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Russell parte para o ataque e vence melhor corrida de classificação do ano

Mecânicos da Mercedes comemoram a vitória de George Russell na corrida sprint - Mercedes
Mecânicos da Mercedes comemoram a vitória de George Russell na corrida sprint Imagem: Mercedes

Colunista do UOL

12/11/2022 17h12

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São Paulo foi palco, mais uma vez, da melhor corrida de classificação do ano.

Único circuito do calendário a receber a "sprint race" por dois anos consecutivos, Interlagos mostrou o porquê da deferência.

Um acirrado duelo entre Verstappen e Russell, com Hamilton e Sainz na cola dos dois, deixou as arquibancadas de pé. Vettel brilhou. Schumacher fez uma corridaça.

As 24 voltas de Interlagos foram melhores do que muito GP completo nesta temporada.

A vitória foi de Russell, que assim largará na pole no GP deste domingo. Hamilton estará ao seu lado na primeira fila. Domínio da Mercedes, a surpresa do dia em Interlagos. A segunda fila será da Red Bull: Verstappen e Pérez.

Magnussen largou maravilhosamente bem. Não deu chances para Verstappen, contornou o S do Senna na frente, fechou a primeira volta na liderança da prova.

"Magnussen! Magnussen! Magnussen!", gritavam as arquibancadas de Interlagos, um misto de torcida pelo mais fraco com a mais autêntica zoeira brasileira.

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Max Verstappen ultrapassa Kevin Magnussen na terceira volta da corrida sprint em São Paulo
Imagem: Jared C. Tilton/Getty Images

Um dos dos pilotos a largar com pneus médios _o outro foi Latifi_, o holandês sofreu para acompanhar o dinamarquês nas duas primeiras voltas e chegou a ser atacado por Russell.

Mas logo tudo voltou ao normal, seus pneus chegaram à temperatura ideal, e ele partiu para cima. Na abertura da terceira volta, mergulho por dentro no S e assumiu a ponta.

Magnussen não tinha como fazer milagres. Logo foi superado por Russel e por Sainz. Na quinta volta, era o quarto colocado. Um pouco mais atrás, Alonso e Ocon se estranharam e o espanhol precisou ir para os boxes trocar a asa dianteira.

Na oitava volta, um terço da corrida, Verstappen tinha 0s8 sobre Russell. Sainz, Hamilton, Magnussen, Pérez, Norris e Leclerc completavam a zona de pontuação.

Na volta seguinte, um lance de perigo, mais um enrosco entre companheiros. Vettel partiu para cima de Stroll na Reta Oposta, mas o canadense fechou o caminho de forma desleal. O alemão chegou a colocar as rodas na grama, conseguiu voltar, e logo depois fez a manobra _Stroll acabaria punido em 10 segundos por direção imprudente, quase uma tradição.

Na 11ª, Russell chegou em Verstappen. E então a corrida de classificação virou um show de pilotagem. Foram quatro voltas de perseguição, de ataques e defesas, de carros muito próximos, de movimentos no limite _mas com lealdade.

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George Russell ataca Max Verstappen durante a corrida de classificação em Interlagos
Imagem: Jared C. Tilton/Getty Images

De tanto tentar, o inglês conseguiu. Na 15ª, colocou a Mercedes à direita da Red Bull na Reta Oposta e, finalmente, assumiu a ponta. Assumiu e disparou. Duas voltas depois já tinha 2s6.

Sem conseguir rendimento dos pneus, Verstappen tornou-se presa fácil para quem vinha atrás. Sainz jogou durou no S e fez a ultrapassagem na 18ª volta. Na manobra, os dois se tocaram e a asa da Red Bull quebrou. Hamilton então veio no embalo e também passou o rival.

Russell cruzou a linha de chegada com 3s9 sobre Sainz, que perde cinco posições no grid por trocar o motor a combustão. Hamilton foi o terceiro, a 4s4 do companheiro. "Megatrabalho, pessoal! Megatrabalho!", disse o heptacampeão, pelo rádio.

Fechando a zona de pontos, Verstappen, Pérez, Leclerc, Norris... E Magnussen.

Sim, o dinamarquês teve pelo menos o consolo de marcar um ponto.

Schumacher, que saiu em último, terminou em 13º. E Vettel, que largou em 13º, terminou em nono.

"Foi incrível. Tentei não assumir muitos riscos. Ver a Mercedes na primeira fila é muito bom", resumiu Russell, que pela segunda vez na carreira largará na ponta de um grid _a primeira foi na Hungria, em julho, que ele terminou em terceiro.

É a melhor chance da Mercedes no ano.