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Fábio Seixas

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Consumo de pneus será a chave para o GP de São Paulo

George Russell, com pneus macios, ataca Max Verstappen, com médios, na corrida sprint de Interlagos - Mark Thompson/Getty Images
George Russell, com pneus macios, ataca Max Verstappen, com médios, na corrida sprint de Interlagos Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Colunista do UOL

13/11/2022 10h39

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A Mercedes tentou de tudo com seu problemático modelo de 2022. Mexeu no assoalho, tentou asas, fez alterações na suspensão, espalhou defletores pela carenagem... O W13 pode não ter se tornado o mais veloz, mas passou a ser o carro que menos consome pneus na F1.

E este é o grande trunfo da equipe para tentar, em Interlagos, sua primeira vitória na temporada.

Foi assim no sábado, na corrida de classificação. Se não chover, deve ser assim neste domingo.

O diagnóstico é de quem, pela primeira vez no ano, está sofrendo.

"Seríamos lentos mesmo com os pneus macios", disse Verstappen, após a corrida sprint.

Causou estranhamento o fato de o bicampeão mundial ter sido um dos únicos dois pilotos a disputar as 24 voltas com pneus médios, de banda amarela _o outro foi Latifi, da Williams.

"Vamos fazer análises agora, mas não acho que possamos melhorar muito. No fim do dia, quando você tem tão mais degradação do que a outra equipe, não importa que tipo de pneus você use", completou o holandês, com ar de resignação, cena inédita nesta temporada.

A suavidade das Mercedes no trato com os pneus também foi sentida pela Ferrari. "Normalmente consumimos mais pneus do que eles. Está acontecendo de novo aqui", disse Sainz, que terminou a sprint em segundo mas largará em sétimo como punição por ter trocado o motor a combustão.

Mas nada do que alguém tenha falado ou que eu escreva será mais claro do que a foto abaixo. Repare no estado dos pneus macios de Russell e Hamilton ao fim da corrida sprint. Estão novos, sem o menor sinal de desgaste.

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George Russell e Lewis Hamilton, ao fim da corrida de classificação, com os pneus em excelente estado
Imagem: Mercedes/LAT Images

Sim, há uma suspeita de que a Red Bull não esteja assim tão distante.

Andrew Shovlin, engenheiro responsável pelas estratégias da Mercedes levantou a possibilidade de Verstappen simplesmente ter sacrificado a sprint para guardar um jogo a mais de pneus macios para o GP. "Sabíamos que os médios não seriam uma boa opção e tenho certeza de que Red Bull também sabia disso. Mas eles só tinham dois jogos de macios. Então acho que é o caso de eles estarem guardando o melhor para o domingo", afirmou.

Faz sentido.

Uma boa dica para avaliar o potencial da Red Bull é olhar para Pérez, o outro piloto da equipe, que disputou a sprint com pneus macios. Ele foi bem: largou em nono e terminou em quinto.

Depois de passar dias prevendo chuva para a corrida, a meteorologia agora indica corrida com céu nublado e temperatura de 29°C. No asfalto, deve passar dos 50°C _o que, claro, aumenta o desgaste de borracha.

O quanto os pneus macios vão durar nas Red Bulls em Interlagos?

Eis a chave da corrida.