Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Consumo de pneus será a chave para o GP de São Paulo
![George Russell, com pneus macios, ataca Max Verstappen, com médios, na corrida sprint de Interlagos - Mark Thompson/Getty Images](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/eb/2022/11/13/george-russell-com-pneus-macios-ataca-max-verstappen-com-medios-na-corrida-sprint-de-interlagos-1668346291998_v2_450x600.jpg)
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Mercedes tentou de tudo com seu problemático modelo de 2022. Mexeu no assoalho, tentou asas, fez alterações na suspensão, espalhou defletores pela carenagem... O W13 pode não ter se tornado o mais veloz, mas passou a ser o carro que menos consome pneus na F1.
E este é o grande trunfo da equipe para tentar, em Interlagos, sua primeira vitória na temporada.
Foi assim no sábado, na corrida de classificação. Se não chover, deve ser assim neste domingo.
O diagnóstico é de quem, pela primeira vez no ano, está sofrendo.
"Seríamos lentos mesmo com os pneus macios", disse Verstappen, após a corrida sprint.
Causou estranhamento o fato de o bicampeão mundial ter sido um dos únicos dois pilotos a disputar as 24 voltas com pneus médios, de banda amarela _o outro foi Latifi, da Williams.
"Vamos fazer análises agora, mas não acho que possamos melhorar muito. No fim do dia, quando você tem tão mais degradação do que a outra equipe, não importa que tipo de pneus você use", completou o holandês, com ar de resignação, cena inédita nesta temporada.
A suavidade das Mercedes no trato com os pneus também foi sentida pela Ferrari. "Normalmente consumimos mais pneus do que eles. Está acontecendo de novo aqui", disse Sainz, que terminou a sprint em segundo mas largará em sétimo como punição por ter trocado o motor a combustão.
Mas nada do que alguém tenha falado ou que eu escreva será mais claro do que a foto abaixo. Repare no estado dos pneus macios de Russell e Hamilton ao fim da corrida sprint. Estão novos, sem o menor sinal de desgaste.
Sim, há uma suspeita de que a Red Bull não esteja assim tão distante.
Andrew Shovlin, engenheiro responsável pelas estratégias da Mercedes levantou a possibilidade de Verstappen simplesmente ter sacrificado a sprint para guardar um jogo a mais de pneus macios para o GP. "Sabíamos que os médios não seriam uma boa opção e tenho certeza de que Red Bull também sabia disso. Mas eles só tinham dois jogos de macios. Então acho que é o caso de eles estarem guardando o melhor para o domingo", afirmou.
Faz sentido.
Uma boa dica para avaliar o potencial da Red Bull é olhar para Pérez, o outro piloto da equipe, que disputou a sprint com pneus macios. Ele foi bem: largou em nono e terminou em quinto.
Depois de passar dias prevendo chuva para a corrida, a meteorologia agora indica corrida com céu nublado e temperatura de 29°C. No asfalto, deve passar dos 50°C _o que, claro, aumenta o desgaste de borracha.
O quanto os pneus macios vão durar nas Red Bulls em Interlagos?
Eis a chave da corrida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.