Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Portugal está perto de conseguir vaga da China no calendário da F1
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Os fãs da F1 em Portugal estão perto de receber um presente de fim de ano.
O governo português concordou com as garantias financeiras exigidas pela Liberty Media para assinar o contrato com a Parkalgar, proprietária do autódromo de Portimão.
A confirmação do GP de Portugal em 2023, agora, depende apenas do aval de Domenicali, que comanda a operação de F1 na Liberty.
Como todas as exigências foram cumpridas, o anúncio não deve demorar.
Se não houver nenhuma grande reviravolta, o GP de Portugal ocupará a vaga originalmente destinada à etapa da China, em abril. Dessa forma, o calendário da próxima temporada seguirá com 24 corridas, recorde histórico e obsessão da Liberty.
A corrida de Xangai era a quarta etapa do calendário anunciado pela FIA em setembro. No início deste mês, porém, a entidade anunciou o cancelamento da prova como consequência do agravamento do quadro da pandemia no país e das restrições a viajantes internacionais.
Surgiram, imediatamente, três alternativas: Portimão, Istambul ou simplesmente não fazer nada e deixar o Mundial com 23 GPs.
Um anúncio era esperado para o encontro do Conselho Mundial da FIA, no dia 7. Nada aconteceu e sabemos agora um dos motivos: na semana anterior, o primeiro-ministro português, Antonio Costa, promoveu mudanças no governo e demitiu Rita Marques, então secretária do Turismo, Comércio e Serviços.
Nuno Fazenda, novo ocupante da vaga, precisou de alguns dias para se inteirar do assunto e concordar com as garantias exigidas pela Liberty.
Quanto vale o show? Depende da negociação e de quanto a Parkalgar colocou na mesa. Num cenário normal, a "taxa do promotor" gira em torno de ? 26 milhões, ou R$ 143 milhões.
Há, ainda, uma dúvida sobre o dia da corrida. Portimão já estava reservado para uma etapa do Mundial de Endurance em 16 de abril, data do GP da China. Ou a FIA muda a data do evento ou terá de puxar a F1 uma semana pra trás ou pra frente.
Qualquer que seja a decisão, o anúncio do GP por lá seria uma bela forma de encerrar o ano.
Portimão, na região do Algarve, no sul do país, recebeu a categoria em 2020 e 2021, sempre tapando buracos de etapas canceladas pela pandemia. Foram dois ótimos GPs, mas com restrições à presença de torcedores.
A última vez da F1 em Portugal com presença total de público foi em 1996, no Estoril: pole de Hill, vitória de Villeneuve.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.