Topo

Fábio Seixas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

McLaren usará Drugovich como piloto reserva em 2023

Felipe Drugovich comemora título antecipado da Fórmula 2 em Monza - Dan Istitene - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images
Felipe Drugovich comemora título antecipado da Fórmula 2 em Monza Imagem: Dan Istitene - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Colunista do UOL

20/02/2023 08h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Drugovich colocou um pé na McLaren. E pode correr em 2023 pela equipe, se houver necessidade.

O time inglês anunciou nesta segunda-feira um acordo para usar os dois pilotos de testes da Aston Martin até o início de setembro.

"Teremos acesso aos pilotos reservas da Aston Martin, Felipe Drugovich e Stoffel Vandoorne, nas 15 primeiras etapas do ano", informou a McLaren, nas redes sociais.

A 15ª etapa do campeonato é o GP da Itália, em Monza, marcado para 3 de setembro.

O compartilhamento faz todo o sentido. As duas equipes usam motores Mercedes. E pilotos reservas na maioria das vezes viajam apenas para ficar nos boxes, de braços cruzados ou concedendo entrevistas.

No ano passado, algo parecido aconteceu com a Mercedes. Com final feliz para o piloto compartilhado.

Reserva da equipe alemã, De Vries foi usado por todas as equipes que usam os seus motores: além do time que pagava seu salário, participou de treinos livres com Williams e Aston Martin e ficou de prontidão em Interlagos para substituir Norris, que sofria uma intoxicação alimentar.

A chance de correr apareceu na Itália, substituindo Albon, que teve de ser operado às pressas de apendicite. De Vries largou em oitavo e chegou em nono, impressionando a Fórmula 1. Semanas depois, estava de contrato assinado com a AlphaTauri para estrear como titular nesta temporada.

Campeão da Fórmula 2 no ano passado, Drugovich, 22, foi anunciado como reserva da Aston Martin em setembro. "Espero ter a chance de correr", disse, na ocasião.

Dois meses depois, a equipe acertou com outro piloto para dividir a função com o brasileiro, o experiente Vandoorne, 30, campeão da Fórmula E e que disputou os Mundiais de 2017 e 2018 justamente com a McLaren.

A ideia da Aston Martin é que os dois se revezem nas viagens. A equipe também espera que Drugovich dispute corridas em outras categorias para se manter em forma _Vandoorne segue na Fórmula E nesta temporada.