Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Dúvidas sobre novo carro congelam renovação de Hamilton com a Mercedes
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
As dúvidas sobre o W14, o novo carro da Mercedes, já surtiram um efeito. Nos bastidores.
Até semanas atrás, a renovação de contrato de Hamilton com a equipe era tida como mera formalidade. Neste momento, as conversas estão congeladas.
Os resultados dos testes do Bahrein não ajudaram. O heptacampeão foi sexto colocado na quinta-feira, 15º na sexta e só andou bem no sábado, quando ficou em segundo.
Mais do que o cronômetro, porém, o que desanimou a equipe foi o comportamento do carro, a ponto de Hamilton dizer que o W14 tem "alguns traços" do problemático W13.
Wolff, comandante da Mercedes, engrossou o coro dos desanimados: "Estamos meio perdidos. Não sabemos exatamente qual é a nossa situação".
Engenheiro-chefe do time, Andrew Shovlin afirmou que os problemas de balanço foram causados por "condições inconstantes" (!!??) e que espera que sua equipe técnica possa resolvê-los antes do GP do Bahrein. Será? Os treinos para a primeira etapa da temporada começam em dois dias.
Em suma, os testes foram uma ducha de água fria numa equipe que ganhou tudo entre 2014 e 2021 e que esperava voltar a brilhar.
O caminho, tudo indica, será mais longo, mais pedregoso, mais cansativo. E Hamilton talvez não esteja disposto a percorrê-lo.
"Ele vai renovar se este carro não for competitivo? Ou será que está pensando 'se não melhorar, é melhor parar'?"
Quem disse isso conhece bem o personagem.
Campeão mundial em 2009 e companheiro de Hamilton na McLaren por três temporadas, Button acredita que o ex-colega pode voltar a considerar a aposentadoria.
"Por que adiar tanto [a assinatura do novo contrato]? Ele sabe o quanto é perturbador ter de ficar respondendo o tempo todo sobre contrato... Só pode ser porque ele está avaliando o quão competitivo será nesta temporada", disse, ao "Daily Mail".
O atual contrato de Hamilton com a Mercedes, que vence em dezembro, foi assinado em julho de 2021. A negociação foi demorada, uma novela cheia de suspenses, com declarações atravessadas dos dois lados e ameaças veladas do inglês de pendurar o capacete.
Desta vez a coisa parecia que seria mais tranquila. Na virada do ano, tanto o piloto como a equipe declaravam que não acreditavam em grandes obstáculos para um novo acordo.
Wolff disse algumas vezes que a "fumaça branca" deveria surgir no inverno europeu, antes do início da temporada. Como escrevi aqui, a Mercedes ofereceu um novo acordo de dois anos, com salário anual de 70 milhões de euros (cerca de R$ 390 milhões).
Seria um aumento gordo, de 55% em relação ao atual contrato, mas com uma contrapartida: não haveria previsão de bônus em caso de conquista do título.
Segundo o site francês "Sportune", especializado em negócios do esporte, parte desse valor incluiria aportes na Mission 44, fundação criada por Hamilton para aumentar a diversidade no esporte a motor e no mercado de tecnologia.
Da parte do inglês, haveria um desejo de seguir como embaixador da Mercedes ao fim do contrato. Sua pedida teria sido de 25 milhões de euros (R$ 139 milhões) anuais.
Faltam 19 dias para o fim do inverno europeu. E, por enquanto, nada da "fumaça branca" pelos lados de Brackley.
Será que um dia ela virá? Como Button, já começo a ter minhas dúvidas...
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.