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Mercedes radicaliza para tentar reagir na F1; veja horários do GP de Mônaco
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Pela primeira vez em muito tempo, os olhares da F1 estão na Mercedes neste fim de semana.
Para entender se as radicais mudanças feitas no W14 vão funcionar. E para começar a inferir suas consequências para a equipe alemã e para a categoria como um todo.
A curiosidade começou a ser aplacada nesta quinta-feira. O time encerrou o suspense e deixou os carros expostos nos boxes, à vista de todos, sem pudores.
Já é possível tirar uma conclusão: a Mercedes engoliu o orgulho. Finalmente rasgou o malfadado projeto de 2022, trazido também para 2023. O que se vê são alterações radicais.
A começar pelo conceito "zeropod", que definitivamente foi enterrado.
A nova carenagem lateral do W14 é muito mais ampla que a anterior. Tem um desenho convencional, muito parecido com o da Red Bull, copiado também por Alpine e Aston Martin.
Também é possível enxergar ajustes na suspensão dianteira, e mais uma vez a inspiração dos engenheiros de Brackley foi a atual líder do Mundial. (Deve ter doído...)
Há também mudanças sob o carro, mas que não estão muito claras _os fotógrafos no principado ainda não foram tão ousados. É um ponto importante. A volta do "efeito solo", no ano passado, aumentou a importância do assoalho no projeto aerodinâmico dos carros.
Vai funcionar? Essa é a pergunta que todos fazem. E que geralmente puxa a pergunta seguinte. Se não funcionar, o que Hamilton vai fazer da vida?
Para desgraça dos curiosos _este colunista incluído_, Mônaco não é o melhor lugar para trazer essas respostas. É o circuito mais travado de todo o calendário. Elementos aerodinâmicos, das asas ao assoalho, têm menos influência do que o normal. Mas foi o que deu pra fazer...
A estreia do pacote da Mercedes estava prevista para Ímola, no último fim de semana, etapa cancelada por causa das fortes chuvas no norte da Itália. Não houve outra saída a não ser levar as mudanças para Mônaco, de onde inevitavelmente sairão nossas primeiras impressões.
Mas só em Barcelona, no outro fim de semana, será possível começar a tirar conclusões.
E se nós estamos curiosos, imaginem a apreensão de Hamilton...
Desde o ano passado o inglês cobra mudanças no conceito da Mercedes. Chegou a perder a paciência no começo desta temporada, quando percebeu que os engenheiros não ouviram seus conselhos e insistiram no projeto do W13.
Não por coincidência ele ainda não assinou a renovação de contrato. A Ferrari percebeu a oportunidade e decidiu fazer uma proposta para tê-lo em Maranello a partir de 2024.
A decisão do heptacampeão passa pelo que ele vai começar a sentir do carro neste fim de semana. Se tudo continuar como nos últimos 15 meses, passará a ser mais plausível imaginá-lo trajando vermelho na temporada do ano que vem.
A programação do GP de Mônaco, sexta etapa do Mundial de F1, está abaixo, no traço fino do Pilotoons.
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