Topo

Fábio Seixas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Saída de talentos preocupa Red Bull; veja os horários do GP da Espanha

Rob Marshall, diretor de engenharia da Red Bull, que foi contratado pela McLaren  - Mark Thompson/Getty Images
Rob Marshall, diretor de engenharia da Red Bull, que foi contratado pela McLaren Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Colunista do UOL

01/06/2023 11h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas há uma nuvem ameaçadora no horizonte da Red Bull.

Atual campeã de Construtores, dona do melhor carro do grid há dois anos, líder disparada do Mundial, a equipe austríaca começa a sofrer com a saída de talentos para times adversários.

Às vésperas do GP da Espanha, sétima etapa do campeonato, o time foi chacoalhado por uma baixa importante: Rob Marshall. O engenheiro inglês estava por lá desde o lançamento da equipe, em 2006. Ocupou o cargo de projetista chefe, trabalhando ao lado de Adrian Newey, e há sete anos atuava como diretor executivo de engenharia.

Essa história chegou ao fim.

A partir da próxima temporada, Marshall estará na McLaren na posição de diretor técnico de engenharia e design. É, até agora, a principal contratação da equipe inglesa, que no começo do ano anunciou um processo de reestruturação.

Marshall é o terceiro desfalque de peso no grupo liderado por Newey. Em 2021, ele já havia perdido seu braço direito, Dan Fallows, hoje projetista da Aston Martin. Outro que está de malas prontas é David George, engenheiro aerodinâmico, que irá para a Maranello.

O próprio Newey foi alvo de propostas milionárias da Ferrari e da Mercedes, mas resolveu ficar.

max11 - Mark Thompson/Getty Images - Mark Thompson/Getty Images
Sergio Pérez e Max Verstappen concedem entrevistas no paddock de Barcelona, nesta quinta
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Consultor da Red Bull, Helmut Marko acredita que o assédio está longe de terminar. E uma regra do teto orçamentário não ajuda. Salários dos pilotos e de outros três funcionários de cada equipe não entram no cálculo. Assim, times adversários têm buscado engenheiros da Red Bull que estão fora dessa lista restrita e oferecido a eles sedutores cargos de chefia.

"É um grande problema. Algumas equipes estão oferecendo o dobro do que pagamos", disse. "O fator que vai mantê-los conosco é a emoção. É a paixão de continuar vencendo, de trabalhar com um piloto como o Max. Todo mundo quer fazer parte desse sucesso."

Será? Os movimentos recentes mostram que não é bem assim...

Este deve ser um dos assuntos a movimentar o paddock de Barcelona, no fim de semana.

Há, também, uma enorme curiosidade sobre as atualizações nos carros da Mercedes.

As novidades estrearam em Mônaco, deixaram Hamilton e Russell otimistas, mas só em Barcelona a equipe terá um retrato mais realista de sua evolução.

"Essa é a pista perfeita para entendermos onde estamos", disse o heptacampeão. "Traremos mais algumas coisas novas para Barcelona. E seguiremos assim nas próximas corridas, de forma gradual, na esperança de sempre darmos passos à frente", afirmou James Allisson, diretor técnico da equipe alemã.

Nesta sexta começaremos a saber se deu certo...

A programação da sétima etapa do Mundial está abaixo, no traço genial do Pilotoons.

pilot1 - Pilotoons - Pilotoons
Programação do GP da Espanha
Imagem: Pilotoons