Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
À véspera da festa de 100 anos, Le Mans ganha obra primorosa no Brasil
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Não tem F1 mas tem Le Mans neste fim de semana.
A mãe de todas as provas de Endurance, um dos mais importantes eventos do automobilismo mundial, está em festa. Celebra 100 anos neste 2023.
Que tal, então, um belo causo sobre a relação de Le Mans com a F1 para tornar esse feriado ainda melhor?
"(...) E aí reside uma das maiores lendas da história de Le Mans: a que Louis Rosier teria completado 254 voltas sozinho - e as outras duas, pelo filho Jean-Louis, para cumprir o mínimo de giros pré-estabelecido pelo regulamento da época.
Há quem diga que é verdade _que Louis, ao ceder o volante ao filho, sentou-se, comeu prosaicamente algumas bananas, reassumiu o carro e pisou fundo rumo ao triunfo_ inclusive com a melhor volta da corrida, pela primeira vez a uma média superior a 160 km/h. Outras fontes asseguram que o locutor de arena do circuito, por conta da quase coincidência de nomes entre pai e filho, teria causado toda a confusão _e que entrou para a história. Afinal, uma corrida como essa precisa de grandes feitos e este seria um deles.
Mas Jean-Louis, em depoimento, assegura que conduziu igualmente o carro vencedor com o número 5 em dupla com o pai e não apenas por dois giros. Fato é que os franceses voltaram ao pódio, com Louis Rosier controlando a corrida a seu bel-prazer mesmo perdendo uma bela vantagem de sete voltas para o outro Talbot-Lago.
Assim a lendária corrida de Resistência teria o primeiro piloto de F1 vencedor em La Sarthe.
Até 2022, apenas cinco campeões do mundo _Mike Hawthorn, Phil Hill, Jochen Rindt, Graham Hill e Fernando Alonso_ triunfaram na corrida, afora mais 12 vencedores de GPs e outros 48 nomes que não alcançaram vitórias nos monopostos e estiveram em pelo menos uma ocasião no grid, mas que foram ao topo do pódio em La Sarthe.
Trocando em miúdos, sessenta e cinco pilotos da categoria máxima conheceram a glória da vitória em Le Mans pelo menos uma vez à geral _excluindo para efeito estatístico os que triunfaram em subclasses.
Quase 320 pilotos que atuaram na Fórmula 1 como titulares ou reservas, tentaram. Poucos conseguiram e conseguirão o feito nesse clássico do automobilismo, sendo oriundos dos monopostos do principal campeonato do esporte a motor no planeta."
Os parágrafos acima, sobre a prova de 1950, estão em "Le Mans e Suas Histórias", do craque Rodrigo Mattar, o jornalista brasileiro que mais conhece os meandros de La Sarthe e de sua corrida, autor do blog "A Mil Por Hora".
O livro acaba de sair do forno e está em pré-venda. É uma viagem fascinante por Le Mans, suas glórias, tragédias e suas lendas que deliciosamente se confundem com fatos, como no caso (ou causo) acima. A capa é lindíssima e tem a assinatura de outro craque, Bruno Mantovani.
Você pode reservar seu exemplar aqui.
É um livro primoroso, minucioso, delicioso. Se você curte automobilismo e boas histórias, vai adorar passar por suas páginas.
É mais um grande feito da Gulliver Editora, do Joubert Amaral, que já citei algumas vezes no blog e que vem fazendo um belíssimo trabalho de registro da história do esporte a motor.
Vale muito a pena dar uma olhada no catálogo da Gulliver. Está neste link aqui.
Divirta-se.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.