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Fábio Seixas

REPORTAGEM

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Com chuva e evolução de Mercedes e Ferrari, F1 espera classificação aberta

O inglês Lewis Hamilton na pista de Montréal na sexta-feira - Mercedes
O inglês Lewis Hamilton na pista de Montréal na sexta-feira Imagem: Mercedes

Colunista do UOL

17/06/2023 07h37

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Em sete etapas da F1 até aqui, foram 6 poles da Red Bull e só uma do "resto".

Mas a exceção pode falar mais alto neste sábado, na classificação para o GP do Canadá, oitava etapa do campeonato.

Graças a uma combinação de fatores, a F1 espera uma disputa aberta pela ponta do grid. A sessão classificatória em Montréal começa às 17h (horário de Brasília). Antes, às 13h30, tem o terceiro e último treino livre.

A sexta-feira foi da Mercedes. E foi um dia bizarro. O primeiro treino praticamente não aconteceu por causa de uma pane no circuito interno de TV do circuito. O segundo treino, então, ganhou 30 minutos a mais. Começou com pista seca e terminou em temporal.

No fim de tudo isso, os cronômetros registraram Hamilton na ponta, com 1min13s718, seguido por Russell, a 0s027. Sainz foi o terceiro, com Alonso em quarto. Leclerc foi o quinto.

Verstappen fechou o dia em sexto, a 0s424 de Hamilton, o que, em si, não é anormal. Desde o ano passado temos visto a Red Bull usar as sextas-feiras para fazer acertos para a corrida.

Bottas ficou em sétimo. Pérez, que diz que vai buscar a redenção a partir deste fim de semana, terminou com o oitavo tempo.

O primeiro fator novo é a consolidação do crescimento de Mercedes e Ferrari.

"A Mercedes está significativamente mais veloz, mas temo que a Ferrari esteja ainda mais forte aqui. Deu pra ver isso. Eles estavam virando tempo iguais aos nossos e as simulações de corrida do Leclerc foram impressionantes", disse Marko, consultor da Red Bull.

A Mercedes já havia mostrado sua evolução na Espanha, há duas semanas. A Ferrari ainda está devendo, mas Vasseur passou as últimas semanas jurando que o carro estava melhor e que só não tinha mostrado resultados por circunstâncias especiais. Parece que o francês tinha razão.

"Estou aqui para vencer", proclamou Hamilton ao fim da sexta-feira.

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Mecânicos da Red Bull fazem treino de pit stop durante a sexta-feira do GP do Canadá, em Montreal
Imagem: Dan Mullan/Getty Images

O segundo fator é uma certa dificuldade da Red Bull em lidar com as ondulações da pista.

"Ainda temos trabalho pela frente. O carro não está fantástico nas ondulações e quando atacamos as zebras... Temos ajustes finos para fazer", afirmou Verstappen. "Sabemos das nossas limitações nesse tipo de pista. Por enquanto, nosso pacote não está rendendo."

(Aqui é preciso abrir esses parêntesis. Sim, o RB19 pode ter problemas de acerto em pisos mais ondulados, mas isso não o impediu de vencer as sete corridas da temporada até aqui, inclusive em lugares como Mônaco, Azerbaijão, Melbourne e Miami. Mais: Verstappen cravou a pole position e venceu em Montréal no ano passado.)

Por fim, há o fator meteorológico.

O temporal do fim da sexta-feira assustou. E a previsão é de 93% de chances de chuva em Montréal no horário da sessão de classificação.

Uma chuva leve já terá potencial para embaralhar as cartas, principalmente num circuito ondulado, com drenagem ruim e que tem um ponto traiçoeiro batizado de "Muro dos Campeões". Uma chuva como a de sexta pode provocar o caos completo.