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Fábio Seixas

REPORTAGEM

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Áustria abre mês-chave para a F1 em 2023; veja horários do GP

A icônica escultura da Red Bull no circuito de Spielberg, sua propriedade - Red Bull
A icônica escultura da Red Bull no circuito de Spielberg, sua propriedade Imagem: Red Bull

Colunista do UOL

29/06/2023 09h03

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Fim das miniférias. Tem GP no fim de semana, hora de voltar a trabalhar.

Aliás, a F1 terá um julho cheio antes da pausa de agosto. Serão quatro GPs em cinco domingos: Áustria (dia 2), Inglaterra (9), Hungria (23) e Bélgica (30).

É um mês-chave para o campeonato. Nos sonhos da Red Bull, as férias chegarão com os dois títulos já encaminhados _restarão 10 das 22 etapas após o recesso do verão europeu.

Num cenário hipotético _e nada improvável_ de domínio de Verstappen em julho, incluindo as duas corridas sprint do mês, o holandês entrará de férias com 311 pontos.

Para efeito de comparação, é mais do que conseguiu o vice-campeão do ano passado, Leclerc (308).

Mas antes disso tem muito trabalho. E é curioso que a série de GPs comece no Red Bull Ring, um dos circuitos mais intensos de todo o campeonato.

"É uma pista em que os pneus não descansam", explica Mario Isola, o chefe da Pirelli. "Os carros percorrem as dez curvas e as poucas retas em pouco mais de 1 minuto. A aderência é maior no início da volta e o asfalto é abrasivo. Os pilotos que não conseguirem administrar bem a temperatura dos pneus terão dificuldades em disputas de posição."

Os motores enfrentam desafio semelhante.

"Correr numa pista curta, com três zonas de DRS e alguns pontos de frenagem fortes, mas de curta duração, requer uma administração de energia perfeita das unidades de potência", diz Davide Mazzoni, responsável pela divisão de motores da Ferrari.

"O sistema composto por ICE, MGU-H, MGU-K e ERS fica o tempo todo transferindo energia, da regeneração à entrega. Tudo isso precisa estar otimizado ao extremo para conseguir um bom tempo de volta", conclui o engenheiro.

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Carlos Sainz, da Ferrari, percorre o circuito austríaco de bicicleta nesta quinta-feira
Imagem: Ferrari

Para os pilotos, um dos grandes desafios são as zebras do circuito austríaco, notoriamente altas, construídas para punir quem abusa dos limites. Em tempos de efeito-solo, com o assoalho desempenhando papel fundamental no rendimento do carro, são um risco a mais.

Para este ano há mais um complicador: o novo formato de fim de semana com corrida sprint. Depois do único treino livre, na sexta, os carros já entrarão em regime de parque fechado.

"Você precisa ser cuidadoso para não machucar o carro nessas zebras", afirma Alonso.

Nos bastidores, segue a novela sobre a renovação de Hamilton.

Às vésperas do GP do Canadá, Wolff disse que esperava resolver a questão "em poucos dias". Mais uma previsão furada para uma galeria inaugurada no fim do ano passado.

O que está pegando? Segundo Hill, as negociações envolvem a vida pós-F1 de Hamilton, e isso estaria exigindo conversas mais longas e burocráticas com a montadora alemã. Faz sentido.

A programação do GP da Áustria está abaixo, no traço fino do Pilotoons.

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Programação do GP da Áustria
Imagem: Pilotoons