Topo

Fábio Seixas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Verstappen não descansa e é pole também para o Pequeno Prêmio da Áustria

Max Verstappen durante a classificação para a corrida sprint da Áustria - Mark Thompson/Getty Images
Max Verstappen durante a classificação para a corrida sprint da Áustria Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Colunista do UOL

01/07/2023 07h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Verstappen não descansa. Não relaxa. Não erra. Não gosta de perder nem no par ou ímpar. Faz questão de bater a concorrência em qualquer oportunidade. Para que, afinal, dar chance aos adversários?

Pole position para o GP de domingo, o holandês começou o sábado na frente. Foi o primeiro colocado na classificação para a corrida sprint e largará na ponta do grid também no Pequeno Prêmio da Áustria, a partir das 11h30.

A minicorrida terá 24 voltas _o GP de domingo tem 71_ e dará 8 pontos ao vencedor. Seu resultado não terá influência na prova principal, uma vez que seu grid já foi definido na sexta-feira.

"Com pouco tempo de pista, era importante entrar nas janelas certas. Acho que fomos bem", disse o holandês, na sua rotina de entrevistas como vencedor de qualquer coisa hoje na F1.

As condições eram bem diferentes das de sexta: pista úmida, temperaturas mais baixas, pilotos em dúvida sobre o tipo de pneus a usar.

Alguns até saíram dos boxes com intermediários. Mas logo ficou claro que não era pra tanto. Com a indicação de "pista molhada" pela FIA, caiu a obrigatoriedade de pneus médios no SQ1. Assim, os macios tornaram-se a escolha da grande maioria.

Foi um início surpreendente.

O novo formato, com apenas 12 minutos neste primeiro bloco, mostrou que não tolera erros. Nem mesmo de um heptacampeão.

Hamilton foi cortado. E, inconformado no carro, reclamou do timing da equipe para mandá-lo à pista. Além dele, rodaram Zhou, Piastri, Bottas e Sargeant.

O mais veloz foi Sainz, com 1min06s187. Verstappen ficou em segundo, a 0s049, apenas esperando o momento certo de dar o bote.

O SQ2, com 10 minutos, também foi intenso. E viu um novo pesadelo para a Mercedes.

Com um problema hidráulico, Russell ficou nos boxes. Larga apenas em 15º, três posições à frente do companheiro.

Lá na frente, Verstappen superou Sainz no final: 1min05s371. O espanhol ficou a 0s063. Além deles, avançaram Ocon, Leclerc, Norris, Magnussen, Alonso, Pérez, Stroll e Hulkenberg.

Os eliminados foram Albon, Gasly, Tsunoda, De Vries e, claro, Russell.

Chegou então o SQ3, com 8 minutos. E Verstappen logo mostrou serviço.

Fez 1min04s613. Suficiente para bater todo mundo, mas não o suficiente para satisfazê-lo. Na última tentativa, melhorou para 1min04s440, impondo 0s493 em relação a Pérez.

Norris e Hulkenberg formam a segundo fila _a Haas, registre-se, vem andando bem. Sainz e Leclerc saem logo depois. Na quarta fila, Alonso e Stroll. Ocon sai em nono, com Magnussen em décimo.

A meteorologia prevê chuva antes da corrida sprint.

O Pequeno Prêmio da Áustria deve ser divertido de ver...